Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Bosch apresenta soluções inteligentes no CES
2016-01-07

Na CES 2016, que decorre em Las Vegas entre 6 e 9 de janeiro, a Bosch apresenta “Tecnologia para a vida”: inovações para a casa, cidade, carro e posto de trabalho. O fornecedor de tecnologia e serviços está empenhado em aprofundar a conectividade através da internet das coisas. “O nosso objetivo é fornecer soluções mais seguras, mais confortáveis e mais eficientes para a mobilidade, energia, indústria e casas inteligentes. Queremos tornar a vida das pessoas melhor e mais fácil, e a chave para isso é a conectividade”, disse o CEO da Bosch, Volkmar Denner, durante a conferência de imprensa da empresa na CES 2016. Para realçar esta abordagem, a Bosch está usar o slogan “Simply.Connected” no CES 2016, onde apresenta soluções para a casa inteligente, cidade inteligente, mobilidade conectada e Indústria 4.0.

No domínio da conectividade, a Bosch beneficia da sua vasta gama de produtos e profundo conhecimento da indústria, alcançado ao longo de décadas de experiência. “A Bosch pode ligar a mobilidade com a energia, construção, e tecnologia industrial para oferecer serviços transversais a vários domínios – algo que nenhuma outra empresa consegue fazer”, disse Denner. Vejamos o exemplo dos carros conectados. Eles podem comunicar com as casas inteligentes através de sistemas de navegação, permitindo ao condutor ligar o forno antes mesmo de chegar a casa.

No campo da mobilidade conectada, a Bosch apresenta uma estreia mundial: o Retrofit eCall. O sistema de chamadas de emergência “eCall”, lançado em 2012, estava apenas disponível como equipamento de série nos veículos novos, mas a partir de agora está também disponível como solução de modernização. Ligado ao isqueiro do carro, o sensor é formatado para detetar colisões e enviar as informações relevantes para um centro de serviços. Dependendo da gravidade do acidente, o centro contacta diretamente o automobilista ou o serviço de emergência mais próximo.Casas inteligentes oferecem mais conforto e segurança

A Bosch também faz uma forte aposta na casa inteligente.

As janelas estão fechadas? O fogão ficou desligado? Há leite suficiente para o pequeno almoço de amanhã? A Bosch transformou estas preocupações em coisas do passado. Estudos recentes mostram que, em 2020, cerca de 230 milhões de casas em todo o mundo – 15 por cento do mercado global – vão incorporar tecnologia de casa inteligente. Ao reunir, no início do ano, as suas atividades para o desenvolvimento da casa inteligente numa só empresa, a Bosch assumiu um compromisso fundamental de levar o projeto em diante: no futuro, a empresa vai oferecer uma série de produtos e serviços para a casa inteligente a partir de uma única fonte. O portefólio irá incluir um sistema de casa inteligente que irá participar assaltos e ajudar na gestão mais eficiente do aquecimento.

Cidades inteligentes melhoram a qualidade de vida

“A Bosch não se contenta apenas em fazer casas inteligentes”, continua Denner. “Atualmente estamos envolvidos em cinco projetos espalhados pelo mundo que visam aumentar a inteligência das cidades. Isto melhora não só a qualidade de vida das pessoas mas também a eficiência económica das cidades”. De acordo com um estudo das Nações Unidas, dois terços da população mundial estará a viver em cidades em 2050. Isto implica uma rede inteligente de energia, infraestruturas de tráfego e edifícios. Uma das primeiras pedras na construção da cidade inteligente é a Bosch IoT Suite. Trata-se de uma plataforma de software que integra todas as funções necessárias à conexão de dispositivos, utilizadores e serviços.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos