Apenas as máquinas de lavar da Indesit, juntamente com as da Miele, foram considerados compatíveis, sem necessidade de acção correctiva, no âmbito do projecto ATLETE II, co-financiado pela Comissão Europeia.
“Esta importante conquista por parte da Indesit Company reflecte o seu compromisso em melhorar o desempenho energético e a comunicação transparente com os consumidores, para que estes possam fazer escolhas informadas, tanto em termos financeiros como em termos de responsabilidade ambiental”, comenta a empresa em comunicado.
O projecto europeu testou, pela primeira vez este ano, as melhores máquinas de lavar vendidas na Europa, em termos de etiqueta energética e compromisso Ecodesign. Os resultados da análise a este painel de produtos foram apresentados nos escritórios da ENEA, em Roma, no dia 4 de Julho. Os resultados completos dos testes podem ser consultados em www.atlete.eu/2.
Promovido pelo ISIS (Instituto di Studi per l’Integrazione dei Sistemi), CEDED (Comité Europeu de Fabricantes de Equipamento Doméstico) e pela ENEA, entre outros, o projecto verificou parâmetros de conformidade técnica e a exactidão dos valores indicados nas etiquetas e nos manuais de instruções ou qualquer outra forma de instrução fornecida aos consumidores. Tem por objectivo dar apoio concreto às autoridades de fiscalização do mercado e ajudar a diminuir os níveis de consumo doméstico.