Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Nespresso revela novas especificações técnicas aos seus concorrentes
2014-02-18

A Nespresso está a partilhar detalhes de um componente chave nas suas mais recentes máquinas de café com fornecedores de cápsulas de café concorrentes numa tentativa de acalmar as reivindicações de que está a sufocar a concorrência.

A marca da Nestlé vende as suas cápsulas oficiais exclusivamente através do seu próprio site ou lojas e tomou uma posição rígida contra alguns fornecedores que fabricam cápsulas a serem vendidas através de outros canais.

O The Grocer revela que, enquanto a Nespresso luta contra casos de alegada violação dos direitos de propriedade intelectual em toda a Europa, a Nestlé tornou públicas, no mês passado,especificações técnicas de lâminas novas introduzidas nas suas mais recentes máquinas de café. As lâminas foram modificadas em Julho passado, um mês depois da Mondelèz anunciar que estava a lançar as suas próprias cápsulas compatíveis com a Nespresso na Europa. A Nespresso negou que a introdução das lâminas foi em resposta ao anúncio da Mondelèz, após relatos da comunicação social europeia que algumas cápsulas de outros fabricantes compatíveis com Nespresso não funcionam com a Nespresso U, a Pixie e as máquinas Inissia equipadas com as novas lâminas. "Decidimos partilhar as especificações técnicas das novas lâminas para mostrar transparência e responder às preocupações recentes de que a nossa inovação técnica pretendia bloquear a concorrência", disse um porta-voz da Nespresso. "As nossas máquinas não são projectadas para excluir outras cápsulas. Introduzimos as novas lâminas, como parte de nosso processo de melhoria contínua".

Especialistas da indústria de café foram surpreendidos pela liberação das especificações técnicas, com um analista a afirmar que a abordagem jurídica da Nestlé estava "em frangalhos" após a perda de um número de casos de patentes da Nespresso. Alguns sentem que o lançamento é uma jogada de relações públicas, enquanto outros sugerem que a Nestlé pode estar a considerar o licenciamento da propriedade intelectual da Nespresso a outros fornecedores.

Com a cortesia da Grande Consumo.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos