Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Grupo Arçelik inaugura maior centro de produção de frigoríficos europeu
2013-12-17

A Artic, empresa de electrodomésticos do Grupo Arçelik, detentor também de marcas como a Beko e a Blomberg, inaugurou em Gaestic, na Roménia, uma nova cadeia de montagem que converte estas instalações no maior centro de produção de frigoríficos da Europa, segundo indicam os seus responsáveis.

A nova linha representa um investimento de 24 milhões de euros, dos quais 10,2 milhões foram de ajudas estatais. Segundo Levent Cakiroglu, presidente da Holding Koç Consumer Durables e CEO do Grupo Arçelik, desde 2002 que se tem canalizado para esta unidade a mais recente tecnologia do grupo, através de investimentos a rondar os 108 milhões de euros. A capacidade de produção da Artic aumentou, assim, 25% para 2,5 milhões de unidades por ano, o que a converte na maior fábrica de frigoríficos da Europa, seguida da de Arçelik, em Eskishir, na Turquia. 7,5 vezes mais a sua capacidade de produção em 1989.

Na unidade de Gaestic são produzidos frigoríficos verticais e congeladores horizontais, 85% dos quais destinados ao mercado externo. A produção de electrodomésticos na Roménia tem-se mantido ao longo da última década, com a região a acolher também fábricas do Grupo Electrolux, em Satu Mare, e Electroarges em Curtea de Arges. A Artic é líder do mercado romeno, com uma quota de mais de 35%. Em 2012, o seu volume de negócios atingiu os 272 milhões de euros, 75% dos quais provenientes da exportação.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos