Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

SEB expande-se nos mercados emergentes através de aquisições
2012-10-17

O Grupo SEB expandiu o seu negócio nos mercados emergentes através de aquisições. No ano passado, aumentou a sua participação na empresa chinesa Supor, comprou a colombiana Imusa e a Maharaja Appliances na Índia. De acordo com a Euromonitor, a China é agora o maior mercado para o grupo em termos de volume de vendas, sobretudo devido aos resultados da marca Supor. Neste país, as outras marcas do grupo, incluindo a Tefal e a Moulinex, também estão a construir a sua própria rede de distribuição, através das cadeias Supor LifeStore e Home & Cook.

A SEB detém uma quota de 5,3 por cento do mercado mundial de pequenos domésticos. Tem uma presença geográfica relativamente diversificada, com os seus investimentos, em 2011 e 2012, a serem prioritariamente dirigidos para a região da Ásia Pacífico. A empresa entrou pela primeira vez no mercado indiano em 2011, com a compra da Maharaja Appliances e subiu no ranking vietnamita dos fabricantes de pequenos domésticos, da 22.ª para a sexta posição, graças à Vina Electric Fan Co. O grupo também está bem posicionado na América Latina, com uma quota de 17 por cento no maior mercado regional, o Brasil.

A Euromonitor sublinha que o grupo tem vindo a adoptar uma estratégia de baixos custos, fabricando agora 24 por cento dos seus produtos na região da Ásia Pacífico. Adicionalmente, 28 por cento da sua produção é feita em outsourcing, sobretudo na China.

O desenvolvimento da sua própria rede de distribuição tem sido prioritário para a SEB. Em Janeiro, abriu a 1.000.ª loja Supor LifeStore, que também opera no Brasil e na Colômbia. A cadeia Home & Cook, ou a cadeia Tefal como é conhecida na Turquia, também vende online em alguns mercados, incluindo o Reino Unido.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos