Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Soluções Solares da Vulcano permitem que Centro Social da Amareleja poupe 78% na factura de aquecimento de águas quentes sanitárias
2009-08-06

A Vulcano equipou o Centro Social da Amareleja com as suas soluções solares, permitindo à instituição o fornecimento de cerca de 78 por cento da energia total necessária para a produção de águas quentes sanitárias.

O projecto de implementação destes equipamentos envolveu um processo prévio de diagnóstico de necessidades e avaliação das condições disponíveis. Com um consumo diário de 2.720 litros, a solução encontrada envolveu a instalação de um sistema composto por 12 painéis solares FKT verticais, duas caldeiras de chão a gás Supraline KN 54 e quatro depósitos SK 500. A instalação esteve a cargo da empresa Rações Malveira & Graça Mendes, S.A.

Segundo Agostinho Barradas, director do Centro Social da Amareleja, “não consideramos o investimento elevado, na medida em que temos tirado grandes benefícios. No primeiro ano de exploração, economizámos cerca de 3.000 euros, o que é bastante significativo. Esta economia permitiu que redireccionássemos os investimentos para a melhoraria das condições e bem-estar dos utentes da instituição.”

As soluções solares da Vulcano consistem em sistemas de aquecimento de águas com recurso a energia solar térmica. A energia solar pode ser utilizada para aquecimento de águas sanitárias, piscinas e dar apoio aos sistemas de aquecimento central. No Verão, quando as temperaturas exteriores são mais elevadas, o aquecimento da água poderá ser 100 por cento garantido pela energia solar, reduzindo o consumo desnecessário de outro tipo de energias menos eficientes.

Estas soluções estão orientadas para diversas utilizações e adaptam-se a diferentes necessidades, desde o sector doméstico (edifícios unifamiliares e colectivos); organismos de carácter institucional (escolas públicas, piscinas municipais, complexos desportivos municipais e outros edifícios públicos com consumo significativo de água quente) e organismos de serviço público de carácter privado (lares da terceira idade, piscinas, ginásios, health-clubs, restauração e alojamento turístico, parques de campismo e indústria com consumo de água ou energia térmica a baixa temperatura).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos