Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Até sempre Mário Miranda de Almeida!
2019-10-29

Neste mês de Outubro de 2019 deixou-nos uma das pessoas mais carismáticas que conheci. Para os recém-chegados ao mercado, poderá dizer-lhes pouco o nome de Mário Miranda de Almeida mas, para os que por cá andam há mais tempo, é sobejamente conhecido e acarinhado.

Lamentavelmente, deixou-nos no dia 14 de Outubro no auge dos seus 74 anos, devido a uma doença, mas fica a sua história e obra que gostaria de relembrar convosco nesta pequena homenagem..

Mário Miranda de Almeida nasceu a 5 de Janeiro de 1945 em Corticeiro de cima no município de Cantanhede. Filho de um comerciante de cereais, em 1957, junta-se ao negócio do pai como “viajante de motorizada”. Durante 3 anos percorreu o país vendendo cereais e materiais de construção e nos 3 anos de vida militar continuou na área comercial, vendendo seguros, viagens e tudo o que coubesse nas “caixas da lambreta”.

Dinâmico e persistente, em 1970 inicia o seu próprio negócio como vendedor ambulante, comercializando rádios e pequenos eletrodomésticos. Na segunda metade da década de 70 já casado, Mário Miranda de Almeida aventurou-se na importação, começando os primeiros passos do que se tornaria a Orima.

Empresário respeitado, Mário Miranda de Almeida nunca deixou de ser fiel a si mesmo e às suas origens. Um homem simples, humilde e determinado, com uma grande força de vontade e capacidade de trabalho. Por outro lado, era um homem emocional, muito ligado à família e com uma grande consciência social.

Arriscou, apostou e investiu, sempre na sua terra natal, produzindo riqueza e criando postos de trabalho. Foi autarca local e dinamizador de várias associações e coletividades locais com o intuito de “dignificar a terra”.

Desde cedo, preparou as suas 3 filhas para dar continuidade ao negócio. Mário Miranda de Almeida era o Presidente do Conselho de Administração do grupo Orima e eram as filhas que assumiam totalmente a empresa.

Gostava de comer e beber bem e havia sempre um pretexto para reunir família e amigos regularmente, pois tinha real prazer no convívio com as pessoas que o rodeavam. Todos os que estão neste mercado há algum tempo se recordam, certamente, da felicidade genuína que demonstrava num bom jantar em boa companhia.

Mário Miranda de Almeida foi um visionário da sua época e um homem carismático que nos deixa uma recordação de humildade, seriedade e amizade genuína.

Até sempre Sr. Mário!

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos