Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Mês do Mundial representa 28% do total de televisores 3D vendidos em Portugal
2010-11-15

Tendência confirmada. O Campeonato do Mundo de Futebol teve um impacto positivo no negócio da electrónica de consumo e, muito particularmente, no de televisão. Segundo um estudo GfK Retail and Technology realizado no âmbito da IFA, o mercado europeu de electrónica de consumo está numa tendência de crescimento. Impulsionadas pelas inovações tecnológicas, as vendas cresceram 4,6 por cento nos primeiros seis meses, comparativamente com o mesmo período de 2009.

As vendas de televisores continuam a ser determinantes para este mercado, uma vez que na Europa, cerca de 73 por cento dos gastos dos consumidores em electrónica de consumo são para este produto.

Em Portugal, a tendência também se confirmou. Os dados GfK TEMAX referentes ao segundo trimestre apontam um crescimento de 5,5 por cento no mercado de electrónica de consumo. A realização do Mundial de Futebol serviu mesmo para disseminar algumas das mais recentes tecnologias de televisão, como o 3D, com o mês de Junho a representar 28 por cento do total das unidades vendidas nos primeiros oito meses deste ano.

Os dados da GfK confirmam também o potencial que o 3D tem em aportar valor ao mercado, bem patente pelo PVP médio destes produtos, situado acima dos 2.000 euros.

O mercado do 3D vai levar algum tempo a estabilizar e a acumular a base de conteúdos e dispositivos necessários, tanto televisores como Blu-ray, mas o crescimento acelerado é esperado a partir de 2013, de acordo com a ABI Research. Em 2015, a expectativa é de que as vendas de televisores 3D se aproximem dos 50 milhões de unidades.

Seja como for, dizem os especialistas que este mercado está a avançar mais rápido do que o inicialmente esperado. A popularidade dos filmes 3D tem sido o principal driver, como o fenómeno Avatar. De acordo com as previsões da consultora DisplaySearch, deverão vender-se este ano meio milhão de televisores 3D na Europa, um número que crescerá para os dois milhões em 2011.

Leia o desenvolvimento na próxima edição da Rm-Revismaket.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos