A Panasonic anunciou na sua convenção anual, que se realizou na passada semana em Amesterdão, o início da comercialização de electrodomésticos no mercado europeu. O “pontapé de saída” será dado com frigoríficos e máquinas de lavar a roupa, já no próximo mês de Março, em sete países europeus, Bélgica, França, Alemanha, Holanda, Polónia, Espanha e Reino Unido.
Nos restantes países, incluindo Portugal, a comercialização destas duas gamas só será iniciada em Março de 2010. A distribuição no mercado nacional será feita pela Sonicel.
Os novos produtos no portfólio europeu da Panasonic distinguem-se pelas tecnologias de poupança energética proprietárias da marca. Estes modelos já se tornaram muito populares no mercado japonês, devido ao seu design apelativo e à sua conveniência e foram adequados aos gostos e necessidades dos consumidores europeus.
Os primeiros produtos a entrar no mercado europeu posicionam-se no segmento premium. Com o modelo NR-B30FX1, a Panasonic oferece um frigorífico No Frost com classificação energética A++, possível graças a uma combinação de inovações tecnológicas, como a tecnologia Inverter e ao painel U-Vacua. Estes frigoríficos são muito mais silenciosos e oferecem uma maior capacidade de armazenagem dos alimentos.
Na gama de roupa, a Panasonic vai lançar três máquinas. Com uma classificação energética A-20%, estas máquinas consomem menos 20 por cento de energia que os modelos da convencional categoria. Também beneficiam de um funcionamento mais rápido e gastam menos água, devido a inovações como o seu tambor, inclinado dez graus, o que permitiu reduzir os níveis de água, a tecnologia Inverter e o sensor 3D Sensor Wash.