Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Whirlpool terá financiamento público para o projecto Greenkitchen
2009-02-04

A Whirlpool Europa receberá um financiamento do governo italiano para o desenvolvimento do seu projecto Greenkitchen, um sistema integrado de aplicações que reduz consideravelmente o consumo de energia.

A Agência para a Inovação Italiana foi a entidade responsável pela selecção dos projectos para o programa “Industria 2015”, do qual a Greenkitchen foi vencedor em conjunto com outros 29 projectos. “O Governo financia as empresas que investem na qualidade e na sustentabilidade, duas metas determinantes, sobretudo em tempos difíceis. Por isso, queremos apoiar a determinação destas empresas que têm iniciativas inovadoras para melhorar a eficácia dos seus produtos”, sublinha Claudio Scajola, membro do Ministério da Economia para o Desenvolvimento italiano.

O projecto Greenkitchen da Whirlpool tem sido apresentado em centros educativos e institutos de investigação, como a Universidade de Milão e de Élica. Os primeiros modelos da Greenkitchen chegarão ao mercado em 2010 e a versão integral do projecto será lançada em 2012.

O conceito Greenkitchen inspira o seu modelo integrado de aplicações no ciclo da natureza, optimizando a utilização de calor e água. A sua tecnologia eco-sistema torna-a uma cozinha sustentável que gera calor, capaz de poupar até 70 por cento do consumo energético e 60 por cento do consumo de água. A Greenkitchen utiliza o calor produzido por um compressor de frio, que é a única aplicação em funcionamento durante as 24 horas do dia, para produzir água quente para o lava-loiça. Os seus sensores medem a temperatura da água e, para evitar o seu desperdício enquanto é aquecida, a água fria limpa é desviada para um tanque especial onde é tratada para poder ser reutilizada para regar as plantas, limpar o chão ou para o próprio lava-loiça.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos