Na fábrica da Whirlpool em Joinville, no Brasil, está a ser implementado um projecto inédito no sector dos electrodomésticos. Baptizada de You, a iniciativa permite a criação de produtos personalizados, mas que são também economicamente viáveis dentro do esquema de produção em série.
Segundo a Valor Online, entre os milhares de frigoríficos brancos que passam pela linha de montagem daquela que é a maior fábrica de frigoríficos do mundo (com uma capacidade de produção de 3,5 milhões de unidades por ano), os produtos coloridos fazem-se notar. O projecto inspira-se, de acordo com Jerome Cadier, director geral de marketing da Brastemp, na iniciativa da Nike, que permitiu ao cliente personalizar o seu par de ténis.
O detalhe é minucioso, chegando ao ponto de se baptizar cada produto com um nome próprio, estampado no código de barras desde que começa a ser montado. Os nomes são escolhidos pelos futuros donos quando fazem a encomenda do produto pela Internet.
Este projecto subverte assim a ordem de produção de um equipamento, uma vez que o consumidor compra primiero o produto que só depois entrará na linha de produção. Estão disponíveis 19 mil combinações, desde a cor das portas, a posição, o tipo de prateleiras e os acessórios. O produto tem um preço mínimo de três mil reais.
A experiência está, por enquanto, restrita ao Brasil.