Dando corpo à sua missão de promoção e desenvolvimento da Sociedade da Informação, a Fundação Vodafone Portugal lançou várias iniciativas de formação e qualificação profissional no sector das tecnologias da informação, bem como na aplicação destas à Educação, à Segurança e Protecção Civil, à Saúde e à preservação do Ambiente.
No último ano fiscal, de Abril de 2007 a Março de 2008, começou a apoiar ou reforçou o seu apoio a iniciativas nesta área, isoladamente ou em parceria com outras instituições.
O Sistema Táxi Seguro foi criado em 2006 numa parceria com o Ministério da Administração Interna (MAI), a Polícia de Segurança Pública (PSP) e a Guarda Nacional Republicana (GNR). Face aos bons resultados, continuou no ano seguinte. Com recurso às tecnologias de GSM, GPS, Internet e Cartografia Digital, permite às forças de segurança determinar a localização do condutor em tempo real, a partir do momento em que este dê um alerta de perigo. Até ao momento, já foram equipados 1.300 táxis e formados 1.800 motoristas ao abrigo deste programa.
O Sistema Abastecimento Seguro corresponde à aplicação do Sistema de Táxi Seguro aos postos de combustíveis, com as devidas adaptações. Foi criado com o apoio dos mesmos parceiros (MAI, GNR e PSP) e continuará a beneficiar do investimento da Fundação Vodafone Portugal. Até agora, foram equipados 112 postos de abastecimento com este sistema e formados 200 funcionários.
O projecto APEC – Dar e ver nasceu em 2005, resultante de um protocolo com a Associação Promotora do Ensino dos Cegos (APEC – Instituto António Feliciano Castilho), com o objectivo de promover o acesso de pessoas com necessidades especiais às novas tecnologias da informação. Graças à Fundação Vodafone Portugal, que financia o projecto, no valor total de 219 mil euros, vários formadores ensinam os cegos a operar com diversos equipamentos. Já foram apoiadas 1.170 instituições e formadas mais de 3.700 pessoas.
O projecto CyberMoving foi lançado com o Instituto Pedro Nunes, da Universidade de Coimbra, para promover a mobilidade sustentável em meios urbanos. Baseia-se em redes de transporte de passageiros através de veículos sem condutor e com recurso a energias renováveis. É controlado por computador e assistido por tecnologias sem fios.
O SMS Dador resulta de uma parceria com o Instituto Português do Sangue (IPS) que visa convocar os dadores de sangue registados por SMS, em qualquer ponto do país. No último ano, foram enviados mais de 320 mil convocatórias por este sistema. No corrente ano, a Fundação Vodafone Portugal prevê investir 80 mil euros no sistema.
O projecto de Monitorização Remota de Epilepsia Pediátrica, lançado em Fevereiro de 2008 em conjunto com o Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, tem a finalidade de aumentar o número e a capacidade de êxito das intervenções cirúrgicas em crianças epilépticas. Com recurso a comunicações móveis e a uma aplicação informática específica, os médicos podem observar os exames vídeo-EEG ou vídeo electro-encefalograma prévios à intervenção, num computador ou PDA, à distância e em qualquer momento. O apoio da Fundação Vodafone Portugal a este projecto é de 325 mil euros.