A LG Electronics anunciou que mantém a liderança nos telefones móveis com tecnologia touchscreen (ecrã táctil), tecnologia que tem vindo a dominar o mercado dos telemóveis de topo.
De acordo com a marca, as vendas globais de terminais com ecrã táctil atingiram os sete milhões de unidades vendidas no final do segundo trimestre, cinco trimestres apenas depois do lançamento do telemóvel LG Prada, o primeiro telefone móvel do mundo a incorporar um ecrã totalmente táctil. Em Portugal, foram vendidas cerca de 90 mil unidades de telefones móveis no final do segundo trimestre de 2008.
Do portfólio de telemóveis com ecrã táctil da LG, o Viewty, o telefone que é uma câmara fotográfica profissional, está no topo das vendas, ultrapassando os dois milhões de unidades vendidas, na Europa e América do Norte. A popularidade deste telemóvel resulta da sua câmara fotográfica de cinco megapixels e do interface simples com tecnologia touchscreen, que permite editar facilmente as imagens capturadas.
O aumento das vendas de terminais touchscreen foi um forte impulsionador dos lucros gerais da LG. Além disso, fez ainda crescer o valor da marca, como se pode verificar no Reino Unido, onde o reconhecimento da marca aumentou de 80 para 91,4 por cento, este ano, segundo um estudo interno de brand awarness espontânea. Também nos Estados Unidos, o reconhecimento da marca cresceu de 65,1 para 83,1 por cento.
“A LG é pioneira em telefones móveis touchscreen, tendo desenvolvido um total de 49 patentes aquando da criação do LG Prada”, afirma Skott Ahn, presidente e CEO da LG Electronics Mobile Communications. “Trabalhamos desde o início para criar telemóveis extremamente fáceis de usar, independentemente das suas características. E é por essa razão que os nossos telemóveis touchscreen foram tão bem aceites globalmente. À medida que o mercado dos telemóveis touchscreen continua a crescer, a LG vai continuar com a pesquisa nesta área, de forma a criar produtos ainda mais inovadores”.
Segundo um estudo recente na Strategy Analytics, o mercado global de terminais móveis touchscreen deverá atingir as 125 milhões de unidades até 2010.