Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Computador “Magalhães” produzido pela JP Sá Couto disponível a partir de Setembro
2008-08-06

No âmbito do Plano Tecnológico, o portátil “Magalhães”, em homenagem ao navegador português Fernão de Magalhães, que vai integrar o programa e-escola do Ministério da Educação, será produzido pela empresa portuguesa JP Sá Couto.

Este portátil apresenta características técnicas e estéticas adaptadas às crianças com idades compreendidas entre os seis e os dez anos.

As primeiras unidades do Magalhães devem estar disponíveis no próximo mês de Setembro.

Na fase de arranque, o Magalhães será produzido num espaço pertencente à actual fábrica da JP Sá Couto e, numa fase posterior, na nova unidade de fabrico de portáteis de baixo custo, a construir em Matosinhos. A implementação de uma fábrica de design original na área dos notebooks vai gerar mais-valias económicas e sociais, nomeadamente o alargamento do número de postos de trabalho de mão-de-obra qualificada em vertentes como a engenharia mecânica, a electrónica e o design.

Para tudo isto contribuiu, também, a parceria estabelecida com a multinacional Elitegroup Computer Systems (ECS). Esta parceria traz, pela primeira vez, para a União Europeia e para Portugal, o know-how e uma rede de produção até aqui implementada quase exclusivamente em países asiáticos, numa economia de custos.

"Com quase 20 anos de história, temos na JP Sá Couto o know-how e a experiência necessários para levarmos este projecto para a frente. Aliando isto ao facto de Portugal ser um país onde a aposta nas tecnologias de informação tem tido resultados francamente surpreendentes, somos a escolha acertada para a implementação da primeira fábrica de concepção original na Europa", explica João Paulo Sá Couto, presidente do Conselho de Administração da empresa.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos