Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Whirlpool apresenta projecto GreenKitchen
2008-03-18

A Whirlpool apresenta um novo conceito de cozinha sustentável, a GreenKitchen, com benefícios ecológicos que permitem adaptar, reduzir e reciclar energia, água e calor.

A base do conceito é a utilização integrada de electrodomésticos, tendo como modelo o ciclo da natureza. A optimização de água e calor em todos os processos pode aumentar a eficiência energética até 70 por cento.

O conceito GreenKitchen foca-se em quatro áreas principais para conseguir a diminuição dos recursos energéticos. Nos produtos, a média de poupança decorrente do progresso tecnológico na última geração de electrocomésticos está estimada em 16 por cento. Por outro lado, um ecossistema de cozinha concebido para adaptar, reduzir e reciclar água, calor e energia permite poupar, em média, 24 por cento. O conceito GreenKitchen promove e estimula uma cultura de sustentabilidade, desde a escolha de produtos de elevada eficiência, até à selecção dos ciclos, temperaturas e programas adequados. A poupança decorrente da alteração do comportamento do consumidor estima-se em cerca de dez por cento. Finalmente, com a co-geração, a energia de uso doméstico é gerada por sistemas que produzem, ao mesmo tempo, água quente e electricidade. Esta opção evita o desperdício e a baixa eficiência decorrente das perdas de energia para a rede, estimada em 50 por cento. Os sistemas de produção doméstica de energia apresentam margens de eficiência de cerca de 90 por cento. A co-geração não reduz directamente o consumo de energia, mas minimiza custos até 20 por cento.

De acordo com a Whirlpool, podem-se obter resultados significativos em cada uma destas áreas. Se forem integradas as várias eficiências energéticas inerentes a cada área, pode-se atingir um potencial de poupança de energia até 50 por cento, que traduzem cerca de 70 por cento de redução do custo da factura de energia.

“Individualmente, muitas destas soluções técnicas já existem e fazem parte da tecnologia de Sexto Sentido da Whirlpool”, comenta Giuseppe Perucchetti, vice-presidente sénior e director de operações da Whirlpool Europa. “A verdadeira inovação passa pela forma criativa de utilizar a tecnologia já existente, ou que estará disponível no futuro, e reinventar a forma como os electrodomésticos interagem num sistema integrado”.

Á primeira vista, a GreenKitchen parece bastante similar a qualquer cozinha “normal”. Contudo, é o ecossistema tecnológico por detrás do conceito que a diferencia. Por exemplo, permite utilizar o calor produzido pelo compressor do frigorifico, o único electrodoméstico que funciona 24 horas por dia, para a máquina de lavar. Sensores irão medir o grau de impurezas na água canalizada para evitar o desperdício de água. Enquanto se espera que a água quente chegue, a água fria e limpa é canalizada para um tanque especial, onde é tratada para poder ser reutilizada para a caldeira da água, para limpar o chão ou para a máquina de lavar.

Alguns produtos e sistemas da GreenKitchen são completamente novos e com design original. O frigorífico utiliza uma gaveta de frio, em vez do compartimento normal. Este novo design impede o ar frio de sair, sempre que as portas são abertas, mantendo-o dentro da gaveta. A vantagem é uma redução em 50 por cento da energia necessária para restabelecer a temperatura correcta, sempre que o frigorífico é aberto. A introdução de um espaço de armazenagem “conversível” a baixa temperatura optimiza as condições de conservação de certos alimentos, como os vegetais, e poupa energia.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos