Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Vendas globais de dispositivos aumentarão 2,1% em 2018
2018-02-05

As vendas de computadores, tablets e telefones móveis caíram 2,3% em 2017, para 2.278 milhões de unidades, de acordo com um relatório da Gartner, que prevê uma mudança de tendência em 2018, uma vez que aumentarão 2,1%, até 2.326 milhões de unidades.

A Gartner enfatiza que este aumento é impulsionado por dois sectores específicos, o dos telefones móveis, liderado pelos smartphones high-end, e os convertíveis premium, onde os dispositivos mais leves e mais finos da Apple e Microsoft Windows 10 estão a estimular a procura. Pelo contrário, as vendas de computadores tradicionais registarão uma queda de 5,4% em 2018, principalmente devido à descida de 6,8% dos notebooks.

O mercado de telefones móveis crescerá 2,6% em 2018, para 1.903 milhões de dispositivos, enquanto no caso dos smartphones o aumento sobe para 6,2% e representará 87% das vendas de telefones móveis.

A Gartner também aponta que os primeiros smartphones 5G chegarão ao mercado em 2019, quando as primeiras redes começarem a ser implantadas em países como os Estados Unidos ou a Coreia do Sul. De acordo com suas previsões, em 2021, 9% dos smartphones vendidos vão permitir conectar-se a redes 5G.

O diretor de pesquisa da Gartner, Ranjit Atwal, indica que os consumidores têm muitas tecnologias para escolher, o que representa vários desafios para os vendedores. "Veremos mais compradores focados no valor, mais do que apenas o preço, e a considerar a aquisição de dispositivos a um custo maior", acrescenta.

PUB
Banco de imagens



Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos