Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Mercado de PC's vende menos em unidades, mas mais em valor
2017-05-31

As vendas de PC's (desktops, portáteis e estações de trabalho) através dos principais distribuidores da Europa Ocidental caíram 2,4% no primeiro trimestre, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo a consultora Context.

A receita, no entanto, aumentou 8,3% devido a uma mudança no mix para produtos de maior valor. Como explicou Marie-Christine Pygott, analista sénior da Context, o crescimento da receita foi impulsionado por um aumento significativo nos preços médios. Em toda a região da Europa Ocidental, os preços médios aumentaram 11% em relação ao primeiro trimestre de 2016, para 553 euros. Nos países da moeda única, os preços médios subiram 7,3% para 535 euros.

A Context atribui esta evolução às flutuações da taxa de câmbio, aos efeitos da recente escassez de componentes e à mudança para produtos de maior valor, como computadores para gaming no segmento de consumo ou poderosos notebooks de alta gama no sector empresarial.

Por país, as vendas unitárias caíram 0,8% na Espanha, onde cresceram 6,2% em valor. Na Alemanha cresceram 2,6% em unidades e 9,2% em valor; no Reino Unido caíram 9,8% em unidades e cresceram 14,6% em valor; em Itália caíram 10% em unidades e 2% em valor; em França cresceram 0,3% em unidades e 4,1% em valor; na Polónia caíram 20,5% em unidades e 12,6% em valor; nos Países Baixos houve um aumento de 1,8% em unidades e 8,4% em valor; na Suíça os crescimentos foram de 7,5% em unidades e de 20,9% no valor; na Suécia caíram 6,5% em unidades e aumentaram 5% em valor; em Portugal a queda em unidades foi de 8,8% e o crescimento em valor foi de 1,4%; e na Áustria houve aumentos tanto das vendas unitárias (+3,4%) como em valor (+8,9%).


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos