O sous vide é uma forma de culinária do norte da Europa, nomeadamente de França, desenvolvida pelos grandes chefs, em que o conceito é cozinhar lentamente, em banho-maria, alimentos em vácuo. Cada vez mais é uma forma de cozinhar utilizada em casa, por um equipamento doméstico. Esta nova tendência de cozinhar em vácuo é um método de cozinhar saudável, não só por preservar os nutrientes dos alimentos como, segundo afirma a Proficook, por reduzir em 50% alguns dos temperos normalmente utilizados, como por exemplo o sal.
Os alimentos são fechados hermeticamente em sacos especiais, utilizando uma máquina de selar em vácuo, por forma a não haver qualquer entrada de ar. Assim, os alimentos nesta cozedura não vão perder água, nutrientes, vitaminas ou peso, promovendo a textura natural e os temperos ganham um sabor mais intenso. Após o saco estar fechado em vácuo, vai ser cozinhado em banho-maria a temperaturas baixas, que vão desde os 45ºC aos 90ºC, numa cozedura suave e lenta.
A máquina de cozinhar em vácuo SV 1112 da Proficook, em inox, com 8,5 litros de capacidade, temporizador que vai até 72 horas e com controlo de temperatura eletrónico, permite uma cozedura precisa. Este artigo apresenta-se com a oferta de um conjunto de acessórios, incluindo pinça e suportes para colocar os alimentos em vácuo.
A máquina SV 1112 da Proficook tem um PVP recomendado de 139,99 euros e pode cozinhar todo o tipo de alimentos: legumes, carne, peixe e até iogurtes.
Nesta gama, a Proficook apresenta também a máquina de selar sacos em vácuo VK 1080. A máquina que sela e separa numa única operação, sendo o ideal para a divisão de alimentos ou refeições em várias porções. Permite igualmente que os alimentos permaneçam conservados até cinco vezes mais tempo.
Este artigo traz uma oferta de 18 sacos (10 sacos 22 cm x 30 cm + 8 sacos 28 x 40 cm) e tem um PVP recomendado de 99,99 euros.
A MEI Europa é a representante exclusiva da Proficook em Portugal e assegura diretamente a garantia bem como a sua assistência pós-venda.
Para mais informações, contactar mei@mei.pt ou vá a www.mei.pt