Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

WD disponibiliza os discos rígidos com "maior eficiência energética do mundo" para datacenters
2015-03-10

A WD, uma empresa Western Digital (NASDAQ:WDC) e líder mundial em armazenamento, apresenta novos discos rígidos que garantem às arquiteturas modernas dos datacenters, o menor consumo possível de energia que é possível encontrar em discos de 3,5 polegadas com alta capacidade.

A família de discos rígidos WD Re+ é a mais recente do vasto portfolio de sistemas de armazenamento de alta capacidade para datacenters. Oferta que foi ainda alargada com o lançamento de discos com a capacidade de 6TB nas conhecidas famílias de produto WD Re e WD Se, oferecendo aos clientes um vasto conjunto de opções que se adequam às diferentes necessidades de cada tipo de utilização, otimização de energia e eficiência de custos.

Nos datacenters modernos, a fórmula que permite calcular o custo total de operação (TCO) compreende a capacidade, o preço, o consumo de energia e a relação entre essas variáveis. O disco WD Re+ representa a plataforma de alta capacidade mais eficiente a nível energético e de alta intensidade, disponível no mercado.

Sendo o consumo de energia uma das principais preocupações nas grandes infraestruturas atuais e com o disco WD Re+ a consumir apenas 6 Watts por 6TB, as poupanças para os clientes traduzem-se em milhares de euros por ano.

“Os euros e os watts são os aspetos mais importantes nos datacenters modernos”, afirma Matt Rutledge, Vice-Presidente Sénior da unidade de negócio de armazenamento da WD. “Com a melhor relação de watt por gigabyte e a eficácia comprovada da plataforma de discos rígidos WD Re, a linha WD Re+ disponibiliza aos nossos clientes com orçamentos limitados ao nível do consumo de energia, uma escolha de classe WD Re para ‘Tier 2’, dando resposta à alta intensidade das aplicações de armazenamento. As soluções de armazenamento ‘scale-out’ necessitam de disponibilizar um valor acrescentado aos clientes num vasto número de aplicações, ao mesmo tempo que garantem um retorno saudável para o responsável da infraestrutura. A WD está focada em oferecer esse valor em todo o seu portfolio”.

Os discos rígidos WD Re+ SATA 6GB/s possuem uma plataforma densa de 5 pratos que conjugam desempenho, capacidade e um custo atrativo. A tolerância de vibração e o tempo médio entre falhas (MTBF), são também elementos-chave nestas aplicações. Os discos rígidos WD Re+ disponibilizam 1,2 milhões de horas MTBF, possuem tecnologia RAFF melhorada para aumentar a tolerância à vibração e suportam elevadas cargas de trabalho com alto volume de dados de 550 TB por ano. O novo WD Re+ e o WD Re partilham a mesma plataforma para simplificarem as implementações em larga escala e garantirem a confiança e o desempenho que os clientes esperam dos produtos da WD para datacenters.

A premiada plataforma WD Re oferece agora capacidades até 6 TB para os datacenters mais exigentes e para necessidades de armazenamento na Cloud. Os discos rígidos WD Re foram desenvolvidos para lidarem com uma carga de até 550 TB por ano, em aplicações de elevado volume de dados. Possuem uma interface SATA até 6 GB/s e velocidades de escrita sequencial até 225 MB/s, garantido assim o desempenho e o funcionamento eficaz em qualquer datacenter.

Outros atributos dos produtos WD Re e WD Re+ incluem:

Proteção contra vibração – A tecnologia RAFF melhorada verifica o disco e corrige em tempo real tanto a vibração linear como a rotacional. Isto contribui para melhorias significativas ao nível do desempenho em ambientes de alta vibração, comparativamente à geração anterior de discos.

Tecnologia de atuador duplo – Um sistema de posicionamento de cabeças com dois atuadores que melhoram a precisão da posição sobre as faixas de dados. O atuador principal permite o deslocamento comum através de princípios de atuadores eletromagnéticos convencionais e o atuador secundário utiliza movimentos piezelétricos para efetuar o ajuste fino do posicionamento da cabeça para um grau de precisão ainda mais elevado.

Stable Trac – O eixo do motor está preso nas duas extremidades para reduzir a vibração induzida pelo sistema e estabilizar os discos, de modo a oferecer um controlo mais preciso durante as operações de leitura e gravação.

Sensor de choque multi-eixo – Deteta inclusivamente os mais pequenos eventos de impacto e realiza compensações para proteger os dados.

Recuperação de erro limitada por tempo (TLER) e específico por RAID – Previne as consequências de muitos processos de recuperação de erros do disco rígido.

Tecnologia de desvio de carga NoTouch – A cabeça de gravação nunca se encosta ao disco, garantindo o menor desgaste em ambos, bem como uma maior proteção da unidade durante o seu transporte.

Tecnologia dinâmica Fly Height – O peso de cada cabeça de leitura/ escrita é ajustado em tempo real para a melhor fiabilidade.

Testes de Burn-in com ciclos térmicos – Cada disco passa por um teste de burn-in com ciclos térmicos para garantir que opera com a máxima confiança.

Processador duplo – Duas vezes a potência de processamento para maximizar o desempenho.

3D Active Balance Plus- Uma tecnologia de controlo de equilíbrio que melhora significativamente o desempenho e a fiabilidade dos discos. Os discos que não estiverem corretamente equilibrados podem causar vibração excessiva e ruído num sistema multi-discos, reduzindo o tempo de vida do sistema de armazenamento e causando problemas de desempenho.

A linha de discos rígidos para datacenters com capacidades até 6 MB, representa um equilíbrio entre o desempenho, confiança e capacidade e adequa-se a PME, NAS de alto desempenho e a ambientes de replicação de dados em larga escala que funcionam 24x7x365.

Disponibilidade

Os discos WD Re+ possuem uma garantia limitada de 5 anos. Mais informações podem ser obtidas no website da empresa em http://www.wdc.com/pt/products/internal/enterprise/. Os discos WD Re+, WD Re e WD Se serão também demonstrados na Open Compute Conference que decorre em São José, Califórnia.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos