Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Ortofon cria cabeça de gira-discos comemorativa para a reprodução da colecção “The Beatles in Mono”
2014-06-30

A Ortofon associa-se ao lançamento mundial da reedição em vinil da discografia dos Beatles em versão mono, agendada para Setembro, com o desenvolvimento de uma nova célula.

A célula Ortofon 2M Mono SE (Special Edition) é fruto de uma colaboração da empresa, que já existia há mais de 50 anos quando os Beatles entraram em estúdio pela primeira vez, e o Universal Music Group e foi criada especificamente para que os fãs da banda inglesa possam maximizar a experiência de audição. “A Apple Corps Ltd e o Universal Music Group têm estado a dar grande atenção à remasterização da gravação magnética original em mono de forma a manter o som tanto quanto possível igual ao original, tal como os Beatles o ouviram quando estavam a gravar em estúdio”, disse a propósito Guy Hayden, vice-presidente do Universal Music Group. “Por essa razão, era importante para nós garantirmos que a primeira interacção com o vinil, através da cabeça de gira-discos, oferecesse a mais fiel reprodução possível. Durante o nosso diálogo com a Ortofon, concluímos que era importante usar uma cabeça mono para uma completa experiência de audição e estamos, por isso, muito satisfeitos por eles terem desenvolvido a 2M Mono Special Edition”.

Segundo Leif Johannsen, responsável técnico da Ortofon, sendo verdade que uma cabeça de gira-discos estéreo é capaz de reproduzir um disco mono, não é, no entanto, capaz de o fazer com a mesma precisão do sinal em ambos os canais. “Uma cabeça mono produz apenas um único sinal que é direccionado a ambos os canais do sistema; por isso, é capaz de reproduzir uma imagem sonora mais estável com um som mais cheio e de maior impacto”.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos