Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

LG lança novo Multi V IV
2013-10-21

A LG lançou na passada semana o novo ar condicionado Variable Refrigerant Flow (VRF) Multi V IV, num evento que juntou cerca de 120 parceiros, entre projectistas, instaladores e outros “players” do mercado, no Oceanário, em Lisboa.

Caracterizado pela LG como “um momento de mudança e um marco histórico no mundo do ar condicionado VRF”, o Multi V IV apresenta-se como um produto diferenciador no mercado, tendo na sua génese a preocupação com a eficiência energética. Foram aplicadas novas tecnologias ao compressor, permutadores e recuperação de óleo, que garantem um elevado desempenho deste produto.

O Multi V IV vem responder a uma lacuna encontrada neste mercado pelo facto dos modelos VRF tradicionais registarem perdas de energia não contabilizadas. A quarta geração do Multi V não se limita a actualizar determinadas funções numéricas ou a oferecer funções adicionais, mas também oferece avanços tecnológicos que o diferenciam dos modelos antecedentes. A começar pelos quatro elementos chave deste sistema – compressor, permutador, tecnologia de gestão do óleo e do fluido frigorigéneo – que permitem uma notória melhoria opcional e desempenham um papel determinante na maximização da eficiência energética, permitindo reduzir as referidas perdas de energia. A eliminação destas perdas é o objectivo fundamental desta nova tecnologia da LG que assenta na existência de uma área de permuta variável, no retorno de óleo de alta pressão (HiPOR), no sistema de controlo activo de fluido e no retorno de óleo inteligente.

Enquanto os sistemas VRF comuns recorrem a um permutador fixo, o Multi V IV possui um circuito variável no permutador que optimiza o processo de aquecimento e arrefecimento. Por outro lado, ao contrário de outros VRF, este novo sistema da LG recorre a um controlo variável do fluido frigorigéneo em função da temperatura exterior e do modo de operação.

Os VRF convencionais registam perdas de energia ao fazerem circular no tubo de entrada do compressor óleo e fluido frigorigéneo em simultâneo. O Multi V IV recorre à tecnologia HiPOR e recolhe o óleo do separador de óleo directamente para o compressor. Finalmente, possui um sensor inteligente que procede ao retorno do óleo apenas quando necessário. Todos estes aspectos, contribuem para aumentar a eficiência energética.

A apresentação desta novidade no universo da LG foi dirigida por Hugo Delgado, director de vendas de Ar Condicionado da LG Portugal, e contou com a tecnologia de realidade aumentada, de forma a proporcionar à plateia de convidados novas experiências de contacto com o produto. O levantar do véu do Multi V IV esteve a cargo de Youngnam Roh, presidente da LG em Portugal, e de Ruy Conde, director geral.

Veja as imagens do lançamento do Multi V IV. *

* imagens gentilmente cedidas pela LG


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos