Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Junkers renova credenciais de consumo sustentável
2013-06-17

Sob o mote "As 3 dimensões que fazem a diferença", a Junkers realizou, em Maio e princípio de Junho, as suas reuniões de clientes no Algarve, Porto e Tróia. Com novidades em todas as áreas de negócio, da água quente às renováveis, passando, ainda, pela mais recente aposta, o ar condicionado, a Junkers preparou um amplo catálogo onde a eficiência energética é o argumento transversal.

As últimas reuniões de clientes da Junkers tinham acontecido em 2010 e, neste período, muito mudou no panorama nacional. Do lado da marca, em particular, e do Grupo Bosch onde está integrada, a um nível mais abrangente, surgiram novas áreas de negócio nestes três anos, como o ar condicionado e novos serviços, ao mesmo tempo que as renováveis se tornaram num elemento ainda mais estratégico.

Sendo certo que esta área teve o seu pico em 2009/2010, com os incentivos governamentais associados ao Programa Solar Térmico e que, desde então, este negócio tem vindo a decrescer, a marca continua a investir nas renováveis, nomeadamente na energia solar, não só devido aos imperativos associados à nova construção, mas também ao facto dos consumidores terem cada vez mais presente que estas soluções permitem ganhos de eficiência com custos de instalação cada vez mais competitivos.

A crescente importância desta área expressa bem a transformação que a marca e o seu negócio sofreram nos últimos anos. Se em 2005 era tipicamente uma marca de esquentadores, hoje a Junkers possui uma gama muito mais diversificada e enriquecida, desde o ano passado, com as soluções de ar condicionado. Área de negócio que, segundo João Fernandes, director comercial da Bosch Termotecnologia, tenderá a ganhar relevância, crescendo, até 2019, seis por cento ao ano. Razão pela qua a Junkers se encontra a investir neste sector, com o alargamento de uma gama ainda relativamente recente com novas soluções que cumprem já a nova normativa europeia ErP 2013 e onde se enquadram propostas com classificação energética A++.

De resto, a eficiência energética é o denominador comum de todas as novas soluções de conforto propostas pela Junkers. Nas caldeiras, a tónica está colocada na tecnologia de condensação, com a marca a apresentar uma gama de caldeiras murais de elevado rendimento, que permitem poupar na factura do gás face aos sistemas convencionais. João Fernandes adianta que a Junkers reúne elevadas expectativas para esta área de negócio, uma vez que Portugal tem um parque de cerca de 300 mil equipamentos já com mais de 15 anos, que tenderão progressivamente a ser substituídos pela condensação. Ainda antecipando as tendências do futuro, as bombas de calor de a.q.s. são outro dos segmentos em expansão. As bombas de calor são também compatíveis. Este vasto leque de novidades completa-se com as novas propostas da área de esquentadores e a Junkers irá lançar, a partir de Setembro, o novo esquentador termostático HydroCompact.

De clientes a fãs

A Junkers vai procurar potenciar a venda de aparelhos termostáticos através da mais recente campanha “Troca Inteligente”. Uma acção “de parceria” com a distribuição, como a caracteriza Teresa Vicente, directora de marketing da Junkers, que, face à estagnação da construção, aposta no mercado da substituição e pretende incentivar a venda destes esquentadores de valor acrescentado, que permitem poupar gás, neste período economicamente menos favorável.

A campanha pretende dar um impulso às vendas através de benefícios mútuos para os clientes finais e para os parceiros da distribuição. Assim, no âmbito da “Troca Inteligente”, a decorrer até 17 de Julho, ganham os consumidores, que vão poder trocar o seu velhinho esquentador, seja de que marca for, por um novo modelo termoestático da Junkers, poupando, com isso, até 85 euros no consumo de gás para quem usa gás natural e até 150 euros para gás butano/propano, e ainda receber dinheiro por isso. A mecânica da acção é muito simples e beneficia também o parceiro de negócios que, sempre que vender um novo esquentador da Junkers, para além de poder oferecer ao consumidor o benefício adicional de 15 euros pela entrega do esquentador antigo, recebe, também ele, cinco euros.

Esta campanha tem uma forte componente digital e inaugura uma nova forma de comunicar para a Junkers que, pela primeira vez, aposta fortemente nas redes sociais. Associado à acção está um passatempo que decorre na página da marca no Facebook onde consumidor que tirar uma fotografia com o seu novo esquentador termostático se habilita a ganhar um iPhone, um iPad ou um iPod.

Leia o desenvolvimento na próxima edição impressa da Rm-Revismarket e veja as imagens das reuniões de clientes Junkers.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos