Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Queda na venda de telemóveis mantém-se no 1.º trimestre de 2012
2012-07-05

No primeiro trimestre de 2012 foram vendidos em Portugal 967 mil unidades de telemóveis, uma queda de 15 por cento nas vendas, em relação ao mesmo período de 2011, aponta o estudo IDC European Mobile Phone Tracker.

Durante o trimestre foram vendidas 660 mil unidades de telefones tradicionais, uma diminuição de 28 por cento face a igual período de 2011. Em contraciclo, o segmento dos smartphones cresceu 40 por cento (307 mil unidades vendidas) face ao período homólogo. Os smartphones representaram 32 por cento das vendas totais do trimestre.

“Apesar dos resultados negativos nas vendas de telefones móveis no primeiro trimestre deste ano, a descida foi menor do que o inicialmente previsto. Muitos consumidores não conseguiram concretizar a compra do telemóvel desejado na época do Natal devido a ruptura de stock, o que deslocou a intenção de compra para as primeiras semanas de Janeiro. E, por isso, o mercado apresentou uma queda inferior à esperada,” explica Francisco Jerónimo, responsável europeu de research da área de telefones móveis da IDC.

No mercado português, a procura continua a ser dominada pelos smartphones de baixa gama com sistema operativo Android. Continua a caracterizar-se pela polarização, cada vez mais acentuada, dos dois maiores fabricantes, seguidos dos terminais das marcas dos operadores. Os pequenos fabricantes vão continuar a sentir dificuldades em sobreviver num mercado dominado pela baixa gama e cujas margens de lucro são reduzidas.

Em simultâneo, as vendas na gama alta são insignificantes e não possibilitam libertar margens para investimento em ações de marketing. Estima-se um contínuo desinvestimento destes fabricantes no mercado nacional e a concentração das operações em Espanha. Por outro lado, os fabricantes chineses continuam a crescer no mercado e a tornar-se numa forte ameaça às marcas estabelecidas. A IDC prevê que, nos próximos trimestres, os fabricantes Huawei e ZTE figurem já no ranking do mercado português.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos