Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Frigoríficos e congeladores da BSH com valores de classe energética declarados correctos
2011-05-20

Os valores declarados para os aparelhos da BSH Bosch & Siemens Hausgeräte GmbH, representante das marcas de electrodomésticos Bosch, Siemens, Balay e Gaggenau, estão correctos. Este é o resultado de uma inspecção realizada a nível europeu pelo Comité Europeu dos Fabricantes de Electrodomésticos (CECED) e pela Comissão Europeia.

No entanto, segundo a BSH, um número considerável de aparelhos da concorrência apresentava valores falsos. "A correcta etiquetagem dos aparelhos, sobretudo no que se refere à eficiência energética, constitui um factor de orientação importante na decisão da compra. Os consumidores têm direito a etiquetas energéticas correctas. Além disso, a declaração de valores falsos leva à distorção da concorrência", afirma Kurt-Ludwig Gutberlet, presidente do Conselho de Administração da BSH.

O CECED e a Comissão Europeia iniciaram e implementaram em 2009 o projecto ATLETE (Appliance Testing for Energy Label Evaluation), com o objectivo de melhorar ainda mais a fiscalização do mercado nos Estados-Membros da União Europeia e continuar a reforçar a eficiência energética como argumento de compra. Na semana passada, os responsáveis do projecto e representantes do CECED apresentaram os resultados no âmbito da Semana da Energia Sustentável da UE (EU Sustainable Energy Week) realizada em Bruxelas.

Os objectos de estudo do projecto ATLETE foram frigoríficos, congeladores e combinados. Os 80 aparelhos seleccionados para esse efeito foram adquiridos em vários países da União Europeia, a fim de garantir resultados o mais objectivos possível. Os aparelhos representam 48 marcas ou 40 fabricantes. No início do projecto, 27 fabricantes, entre eles a BSH e todos os outros membros do CECED, assinaram um acordo voluntário de que, caso a inspecção detectasse deficiências nos valores das etiquetas energéticas, os fabricantes implementariam de imediato todas as medidas correctivas necessárias.

A BSH recebeu o projecto com agrado e apoiou a sua implementação. A inspecção contemplava quatro modelos das marcas Bosch, Siemens e Balay. Realizadas todas as inspecções, ficou certificado que os valores declarados para todos os aparelhos são correctos e consistentes em todas as categorias da etiqueta energética europeia. "Estamos satisfeitos com os resultados positivos dos nossos aparelhos. A fim de podermos fornecer valores correctos, nós próprios fazemos medições durante longos períodos de tempo. Temos todo o interesse em fornecer informação precisa e verdadeira ao consumidor e contribuímos com a nossa quota-parte. Só assim poderemos realizar o objectivo final de contribuir para a protecção do clima através de maior eficiência energética", afirma Kurt-Ludwig Gutberlet.

A inspecção dos aparelhos foi realizada em quatro laboratórios e incidiu sobre o volume de refrigeração e congelação, a temperatura de refrigeração, o tempo de subida de temperatura, a capacidade de congelação e, sobretudo, o consumo energético dos aparelhos. Com base neste critério fundamental, as inspecções demonstraram que em 84 por cento dos aparelhos os valores declarados estavam correctos. Aproximadamente 13 por cento dos aparelhos, porém, estavam classificados uma classe de eficiência energética acima da classe real e aproximadamente três por cento dos aparelhos até declaravam duas ou mais classes acima dos valores reais. Considerando os cinco critérios, a taxa de erro cifrou-se em cerca de 53 por cento. Muitos dos desvios registados diziam respeito a valores incorrectos relativos aos volumes de refrigeração e congelação, à temperatura de refrigeração ou à capacidade de congelação. Há ainda 13 aparelhos, cuja inspecção ainda não está concluída.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos