A constante investigação e desenvolvimento dos avanços tecnológicos dos seus fornos permitiu à Fagor tornar-se especialista a cozinhar alimentos e apostar no conceito de nutri-eficiência, de forma a dar resposta a todos os estilos de vida e gostos culinários.
Através da nutri-eficiência, a Fagor oferece a possibilidade de desfrutar da cozinha com os cinco sentidos, potenciando todas as propriedades organolépticas dos alimentos, conservando intactas as propriedades nutricionais.
Para isso a Fagor oferece várias soluções para cozinhar receitas saudáveis, nomeadamente a função vapor, a cozedura a baixa temperatura e o sistema Avanssis.
A cozedura a baixa temperatura caracteriza-se pela confecção de pratos de alta cozinha. A delicadeza desta cozedura a baixa temperatura, juntamente com a elevada precisão do controlo dos fornos da Fagor, garantem o êxito de pratos mais saborosos e saudáveis, uma vez que mantêm toda a sua riqueza nutricional. Os fornos da Fagor têm seis receitas pré-definidas à escolha, incluindo vitela, vaca, porco, borrego, frango e iogurte.
A cozedura a vapor representa a chancela da cozinha saudável. Para quem prefereu ma alimentação saudável, os fornos a vapor da Fagor estão especialmente preparados para manter ao máximo os valores nutricionais, o sabor, a cor e o aroma mais natural dos alimentos, conseguindo um resultado mais profissional, um aspecto mais atraente e uma digestão mais fácil dos alimentos.
O sistema Avanssis permite a regulação automática do grau de humidade. Estudos realizados pela Fagor, e revistos pela Universidade Complutense de Madrid, entre um forno com o sistema Avanssis e outro sem, demonstraram grandes diferenças nutricionais e organolépticas a favor do primeiro, graças à regulação automática do grau de humidade. Estes resultados confirmam os efeitos positivos para a qualidade do cozinhado, a saúde, o conteúdo vitamínico e a redução de gorduras.
Com o sistema Avanssis da Fagor, a cozedura é menos agressiva, verificando-se uma maior perda de gordura e uma textura mais suave. Por exemplo, na batata determinou-se uma menor perda de vitamina C e no frango uma menor perda de vitamina B9 ou ácido fólico. Os alimentos também ficam mais apetecíveis. Nos alimentos com baixo teor de gordura, verificou-se uma aparência muito parecida com o alimento no seu estado original, como por exemplo o tomate.
O forno fica mais limpo, já que a precisão no controlo de vapores durante a cozedura permite que as paredes interiores do forno fiquem muito mais limpas.