A LG quer liderar o mercado de televisões em Portugal. O objectivo foi anunciado esta quarta-feira, dia 5 de Maio, durante a apresentação da nova série INFINIA, a nova linha de Full LED e LCD da marca.
Para isso, a empresa pretende atingir este ano uma quota de mercado de 35 por cento, meta essa que, a avaliar pelos dados GfK mais recentes, citados por Raúl Seixas, director da divisão de electrónica de consumo da LG, poderão ser perfeitamente alcançados. De facto, na última semana, a GfK dava à LG uma quota de 39,4 por cento.
No sentido de alcançar este objectivo, a estratégia da LG vai assentar essencialmente na sua nova linha de produtos, com a tónica colocada nos modelos LED. Esta categoria de produtos, que em 2008 não tinha qualquer expressão, assinalou, a partir de meados do ano passado, um crescimento vertiginoso, representando entre sete a 14 por cento do mercado de televisores. Consciente, então, do seu potencial, a LG lança no mercado português a série INFINIA, composta por modelos marcados por um conceito de design Borderless, com a aplicação NetCast Entertainment Access, que permite aceder aos mais variados conteúdos online directamente a partir do televisor, e tecnologia Full LED Slim e Full LED 3D.
Deste modo, a estratégia da LG passa por privilegiar três dos mais representativos segmentos de consumidores em Portugal, apurados segundo um estudo realizado pela marca aos hábitos de consumo de televisão. Estes perfis totalizam 70 por cento dos consumidores de TV e incluem os que são orientados para as últimas novidades em alta tecnologia, aqueles que seguem tendências de moda e se preocupam com o design e os que procuram a marca em que se revêem e confiam. A empresa vai reforçar a sua oferta com uma gama de televisores que responde às preferências destes segmentos e afirma que vai fazê-lo a "preços competitivos".
Desta nova gama, fazem parte os quatro novos modelos da série INFINIA que configuram o topo de gama das linhas de LED LCD da marca. O “porta-bandeira” é o LX9500, um televisor 3D disponível com painel Full LED de 55 ou de 47 polegadas e que, segundo a LG, é o único modelo 3D com emissor dual IR, que assegura uma visualização com um ângulo de visão maior e uma distância mais longínqua. Este televisor de tecnologia activa vem acompanhado dos óculos com obturador, que adicionam profundidade ao bloquear uma lente de cada vez, alternadamente e em sincronia com a taxa de actualização do ecrã. Os óculos são carregados por USB e cada carga dura, segundo a LG, até 40 horas de visualização ininterrupta.
Sendo um modelo Full LED 3D, o LX9500 possui uma estrutura de retroiluminação inovadora que permite a este LCD proporcionar níveis de negro mais profundos, imagens muito brilhantes e com uma qualidade mais uniforme, que normalmente não é conseguida numa televisão tão fina, e com um rácio de contraste de 10.000.000:1, complementado pela tecnologia TruMotion 400Hz, para imagens perfeitas e sem qualquer arrastamento.
Paralelamente, fiel ao conceito de design Borderless, este televisor ostenta o design premiado com o RedDot Design Award 2010, onde o espaço entre o ecrã e as arestas foi virtualmente eliminado, de modo a que se combinem continuamente, como se fossem uma única placa de vidro. O ecrã é muito fino, mas inclui, em tão somente 2,3 centímetros, as tecnologias que a LG está a colocar na nova gama de televisores Full LED, como o serviço NetCast, que permite aceder ao YouTube, Picasa, AccuWeather (meteorologia) e Skype a partir da ligação Wi-Fi incluída no televisor. Em termos de conectividade, tal como os outros modelos INFINIA, este LX9500 também tem Bluetooth e é compatível a norma DLNA.
O LX9500 vai estar à venda a partir de Junho e o preço indicado é de 3.500 euros para o modelo de 55 polegadas e de 2.800 euros para o de 47 polegadas. Durante a apresentação, a LG reiterou o seu empenho em assegurar uma posição dominante no mercado 3D, que deverá ultrapassar os 80 milhões de unidades vendidas em 2014. Face as estas expectativas, a multinacional sul-coreana tem por objectivo arrecadar 25 por cento deste mercado já este ano, com base na oferta de um “line-up” diversificado, com tamanhos entre as 42 e as 150 polegadas e com óculos polarizados e com obturador, e no lançamento de uma geração de produtos 3D que inclui LED LCD’s, plasmas, leitores de Blu-ray e os primeiros projectores Full HD 3D do mundo, cuja chegada ao mercado está prevista para o mês de Junho.
Para já, com a tónica colocada na série INFINIA que, além deste televisor 3D, inclui os modelos LE8500 (Full LED), LE7510 (LED) e PK950 (plasma), a LG desenvolveu uma campanha de comunicação, que arrancou no passado dia 30 de Abril e se prolongará até 13 de Junho, com a assinatura “O Mundo como nunca o viu”. O objectivo desta campanha é mostrar uma nova experiência de televisão, que abre as portas para um novo mundo de conteúdos multimédia. A acção contempla vários meios, incluindo um spot televisivo e outro de cinema, imprensa, exterior, Internet, sobretudo através do microsite infinia.lgportugal.com/, e ponto de venda.