Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Procura mundial de electrodomésticos chega aos 500 milhões de unidades em 2013
2010-01-20

A procura mundial de electrodomésticos deverá crescer 2,8 por cento anualmente até 2013, totalizando 500 milhões de unidades.

Segundo um novo estudo do The Freedonia Group, a procura será impulsionada principalmente pelos países em desenvolvimento. Nas regiões desenvolvidas, as vendas irão depender primariamente da estabilidade do mercado de substituição, da construção de novas habitações e do desenvolvimento de novas características que motivem a actualização dos equipamentos.

O crescimento na China, o maior mercado mundial, irá desacelerar significativamente, graças ao aumento das taxas de propriedade. Mesmo assim, este país irá proporcionar 30 por cento da nova procura até 2013 devido ao crescimento da construção residencial.

A China é também o maior produtor mundial de electrodomésticos, tendo praticamente triplicado a produção de 1998 até 2008. Este país lidera na produção de frigoríficos, máquinas de lavar a roupa e microondas.

Entre os grupos de produtos, os fornos microondas deverão exibir os maiores ganhos, devido ao seu ciclo de substituição ser relativamente curto e ao seu potencial em muitos mercados, especialmente nas regiões em desenvolvimento, onde a penetração destes produtos está longe de ser massiva. Os frigoríficos e congeladores também experimentarão aumentos sólidos, beneficiando da maior industrialização e do crescimento dos rendimentos pessoais naqueles mercados. Finalmente, as máquinas de lavar a loiça e a roupa registarão uma subida apreciável, apesar do seu preço, tamanho e considerações culturais inibirem a sua massificação em muitas áreas onde ainda não estão estabelecidas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos