Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Sinais de recuperação nos bens de consumo tecnológicos na Europa Ocidental
2009-12-04

No terceiro trimestre, os consumidores da Europa Ocidental gastaram cerca de 43 mil milhões de euros em bens de consumo tecnológicos. Depois de uma descida de oito por cento no primeiro trimestre, seguida de uma outra de 9,2 por cento no segundo, o trimestre mais recente revela uma performance menos negativa, com uma queda de 5,5 por cento comparativamente ao período homólogo de 2008, revelam os mais recentes dados GfK TEMAX.

Dois dos principais mercados europeus, o alemão e o francês, demonstraram um desenvolvimento estável em valor. O mercado britânico também está em recuperação.

O segmento dos pequenos domésticos foi o que experimentou a performance mais positiva, fechando o terceiro trimestre com uma ligeira descida de 0,2 por cento. No total, os consumidores gastaram 3,2 mil milhões de euros nestes produtos durante o último trimestre.

No grupo de produtos de bebidas quentes, os sistemas de café usando cápsulas ou pastilhas continuaram a ser um factor de crescimento. Na área dos cuidados pessoais, por sua vez, as depiladoras cresceram de forma sustentada e as escovas de dentes eléctricas mostraram também uma boa evolução.

Para estes produtos, as vendas através da Internet estão a tornar-se cada vez mais importantes. A maior parte da facturação feita através deste canal deveu-se aos aspiradores e máquinas de café.

Os grandes domésticos permanecem relativamente estáveis e a queda de apenas 2,9 por cento, comparativamente com os 5,5 por cento perdidos no segundo trimestre, pode indiciar a sua recuperação. As vendas totalizaram os 8,1 mil milhões de euros.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos