O LinkScanner da AVG, representada em Portugal pela MicropluS, consegue detectar a presença de páginas Web maliciosas nas redes sociais, pois testa o destino de cada URL em tempo-real e não se fia nas listas negras de vírus que se tornam desactualizadas logo quando são criadas, devido à constante mudança de locais em que os hackers se escondem.
O AVG LinkScanner é um utilitário gratuito que pode ser descarregado em www.linkscanner.avg.com.
“O problema com os links encurtados é que não possuem qualquer parecença com os URL’s originais, o que significa que os utilizadores nem sempre sabem onde estão a clicar. Os visitantes clicam com a intenção de irem para um sítio específico, mas o link pode ser facilmente corrompido para enviar as pessoas para um site que possua trojans, spyware, rootkits e outro malware”, explica Roger Thompson, chief research officer da AVG Technologies.
Os serviços de encurtamento do link tornaram-se ferramentas populares para manter os URL’s dentro dos limites de 140 caracteres do Twitter. Há agora mais de uma dezena de serviços de encurtamento de URL disponíveis, com alguns a serem embutidos directamente nos clientes Twitter e outras ferramentas das redes sociais.
As páginas Web infectadas são a forma mais recente para os hackers e spammers depositarem malware nos computadores de forma a roubar passwords ou recrutar computadores em botnets. Os utilizadores podem ficar infectados simplesmente por clicar num link, visualizar uma imagem ou simplesmente por passar o seu rato em cima de um banner. Para evitar serem apanhados, os hackers infectam normalmente uma página Web por menos de 24 horas antes de a mudarem de lugar.