Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

IKEA desenha cozinhas para viver
2006-04-11

Posicionando-se como especialista de cozinhas, a IKEA desenvolveu novas propostas de cozinhas pensadas para o dia a dia. Design, funcionalidade, organização, qualidade e preço competitivo são os ingredientes utilizados na criação de espaços multifuncionais e personalizáveis.

As novas cozinhas da IKEA apresentam diferentes estilos decorativos. Dos mais jovens e informais, com um ligeiro toque industrial, aos modernos e de linhas limpas e rectas, num estilo mais minimalista, passando ainda pela inspiração escandinava, que resulta em cozinhas luminosas, formas naturais e robustas, em madeira muito clara, especialmente bétula, não esquecendo ainda o estilo mais rústico e tradicional, em que a madeira é rainha e se mistura, muitas vezes, com porcelana.

Esta diversidade surge de uma observação atenta da evolução do espaço cozinha nos últimos anos e na sua assunção como um espaço aberto a outras áreas da casa e a elementos que não são da família, e onde se desenvolvem diferentes actividades, para além de cozinhar. Os estudos realizados pela IKEA revelam que, em Portugal, por exemplo, se passa uma média de três horas diárias na cozinha, mas apenas metade desse tempo é dedicado a cozinhar.

Entendendo a cozinha como um espaço pessoal, a IKEA imprimiu um cunho de versatilidade em todas as suas propostas. Por um lado, as suas cozinhas podem adaptar-se aos gostos e necessidades de cada cliente, por outro, todos os elementos que as constituem podem ser livremente combinados, para se criarem ambientes de estilo eclético e que reflictam a personalidade de quem neles vive.

Uma das grandes tendências actuais é a cozinha loft, aberta ao resto da casa e em que os móveis estão perfeitamente integrados no resto da decoração. Normalmente, estas cozinhas caracterizam-se pelas linhas modernas e depuradas e pela ausência de móveis superiores de parede, substituídos por grandes prateleiras iluminadas, sem esquecer, obviamente, a integração no espaço da zona de refeições. Outra recorrência é a tentativa de tornar a cozinha o mais espaçosa possível, muitas vezes através da realização de obras em casa para a sua ampliação através da integração da varanda. As últimas tendências passam ainda pela combinação e contraste do mobiliário com os electrodomésticos, do realce da madeira com o aço inox, e da preferência pelos armários com gavetas totalmente extraíveis, que substituem as convencionais prateleiras, pela sua maior practicidade e ergonomia.

A IKEA oferece, assim, uma ampla gama de soluções versáteis e facilmente adaptáveis, de acordo com as últimas tendências no design, fabricadas em diversos materiais. Um dos mais utilizados é a melanima, de que o modelo Ärlig é um bom exemplo, pela sua resistência (18 milímetros de espessura) e facilidade de manutenção e limpeza. Os lacados são também recorrentes, pela sua maleabilidade e permissão em imprimir diferentes formas à frente da cozinha. Stät e Appläd são dois bons exemplos de cozinhas fabricadas em lacado, com o pequeno pormenor de terem sido aplicadas sete camadas de laca, para as tornar mais resistentes e evitar o seu escurecimento natural. A madeira, reflexo da identidade sueca da IKEA, é também um dos materiais preferidos pelos portugueses pela conotação de maior conforto e acolhimento. Um dos modelos clássicos da IKEA é o Nexus, em bétula, mas também são utilizadas outras madeiras, como o carvalho, a faia e o eucalipto tingido, como no caso da cozinha Hallarum, em que um processo de produção semi-artesanal resulta em efeitos contrastantes dos veios da madeira.

Bonitas por fora, as propostas da IKEA são inteligentes por dentro. Desenhadas de dentro para fora, as cozinhas foram pensadas para aproveitar o espaço ao máximo. Gavetas fundas, despensas extraíveis, cestos metálicos, prateleiras giratórias, gavetas de rodapé ou para debaixo da porta do forno, todos estes elementos se combinam em nome da funcionalidade. Fabricada em metal e madeira de faia, a gama de acessórios Rationell é flexível e versátil, adaptando-se ao tamanho, forma e altura dos elementos a armazenar, e contém a solução perfeita para guardar tudo o que se pode encontrar na cozinha, desde talheres, copos, pratos e panelas, a aspiradores e tábuas de engomar.

As propostas da IKEA, que se distinguem por oferecem 10 anos de garantia, ficam completas com a integração dos electrodomésticos. Uma linha desenhada em exclusivo para a insígnia sueca pela Whirlpool para combinar com os seus móveis de cozinha. A IKEA diz ter encontrado na Whirlpool os mesmos requisitos de qualidade, preocupação ambiental e preço competitivo que imprime às suas cozinhas.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos