A Vodafone Portugal lançou a sua oferta comercial de serviços baseados na tecnologia HSPA+ 64QAM que permite triplicar a velocidade máxima do serviço banda larga móvel de 7,2 Mbps para 21,6 Mbps.
Esta nova tecnologia de banda larga móvel possibilita um aumento real da velocidade máxima de download, que passa agora a ser de 21,6 Mbps, bem como da velocidade máxima de upload, que será incrementada dos actuais 1,4 Mbps até 5,7 Mbps.
Nesta fase de lançamento, o HSPA+ está disponível na zona de Lisboa, sendo a expansão ao resto do país efectuada de forma gradual, à semelhança do que tem acontecido na evolução das anteriores tecnologias.
Estas novas velocidades estão disponíveis num novo tarifário pós-pago com uma mensalidade de 49,9 euros e um pacote de seis gigabytes de tráfego incluído. É também necessária a utilização de um equipamento que suporte a tecnologia HSPA+, pelo que a Vodafone lançou também a Vodafone Connect Pen K4505 com um preço de 129,9 euros.
De referir ainda que as alterações que a Vodafone executou na sua rede para suportar o HSPA+, nomeadamente a forte expansão da capacidade de rádio e de transmissão, vão reflectir-se positivamente também nos actuais clientes de banda larga móvel com planos de tarifas com velocidades inferiores.