Os dias 23 e 24 de Abril foram marcados pela realização das Convenções da Mitsubishi Electric no Hotel Miragem, em Cascais, e na Alfândega do Porto, que reuniram várias centenas de instaladores de ar condicionado, oriundos de todo o país.
A Mitsubishi Electric apresentou um vasto conjunto de novidades, abrangendo todas as gamas. Na gama doméstica, destacou-se o novo modelo MSZ-FD 50 VA Inverter Deluxe, um equipamento topo de gama com maior capacidade, que vem tornar mais abrangente a aplicação destas unidades murais Mitsubishi Electric.
Paralelamente, salientou-se a série de condutas SEZ-KD, que passa a dispor de dois tipos de modelos à escolha (VA ou VAL), conforme o género de comando desejado pelo cliente, com controlo remoto por cabo ou por infra-vermelhos, sem fios.
Na gama comercial Mr. Slim também não faltaram as novidades. O design do modelo horizontal de tecto das séries PCZ / PCSZ / PC(H) foi significativamente melhorado, tornando-se mais integrável em qualquer tipo de tecto, enquanto a sua performance também, apresenta novidades significativas, com destaque para os modelos Power Inverter (PCZ), cuja classificação energética A passou a ser comum a todas as unidades desta série.
Os modelos murais PKA foram totalmente renovados, apresentando-se com painéis frontais totalmente planos e com formatos notoriamente mais reduzidos, e os novos modelos de condutas PEAD têm, agora, apenas 250 milímetros de altura, o que os torna ideais para aplicações em espaços reduzidos, mesmo no caso dos equipamentos de maior capacidade. Estas unidades podem ser adquiridas com ou sem bomba de condensados (modelos JA e JAL, respectivamente).
No sector dos VRFs City Multi, além da introdução de novos modelos de unidades interiores murais, horizontal de tecto e de condutas, salientou-se a apresentação dos sistemas de aquecimento de águas sanitárias e de climatização central a água HWS/ATW.
Na gama de comandos, a principal novidade foi o AG150A, um controlo centralizado com LCD, que permite visualizar todas as suas funções, desde as básicas às operações mais avançadas e controlar a operação das unidades com um simples toque do dedo indicador.
Porém, de entre todas as novidades, a que mais sobressaiu foi a nova gama ECODAN, cuja comercialização se anuncia para breve. Trata-se de uma avançada bomba de balor com tecnologia Ar-Água, capaz de produzir quer água quente para aquecimento, através de piso radiante ou radiadores de baixa temperatura, quer água fria para arrefecimento, através de tecto arrefecido ou outros sistemas.