Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Dyson aposta por medida europeia que reduza a potencia máxima dos motores
2009-03-31

A Dyson defende a necessidade da União Europeia adoptar uma medida que obrigue a diminuir a voltagem dos motores eléctricos usados nos aspiradores.

Segundo a fabricante, durante muito tempo, os produtores de aspiradores asseguraram que um motor de maior voltagem é sinónimo de maior eficiência e limpeza, mas estes desperdiçam energia e emitem uma grande quantidade de resíduos prejudiciais para o meio ambiente.

A Dyson afirma ser o único fabricante de aspiradores que se está a bater para conseguir esta medida reguladora por parte da União Europeia. “Outros fabricantes, talvez pouco dispostos a investir realmente em novas tecnologias, opõem-se à proposta de limitar os motores a 1.100 watts em 2011 e a 750 watts em 2014”, afirma em comunicado. Hoje em dia, o consumo de energia médio de um aspirador é de 1.700 watts. “Portanto, ao mesmo tempo que muitos fabricantes se afirmam como ‘verdes’, continuam a apostar e a promover os grandes motores dos seus equipamentos”.

No entender da Dyson, é importante reduzir a voltagem dos motores porque, a nível europeu, os lares são responsáveis por 14 por cento das emissões totais de dióxido de carbono para a atmosfera. A fabricante defende de que, ao contrário do que à primeira vista pode parecer, o maior impacto dos aparelhos domésticos no meio ambiente não vem dos resíduos no seu processo de fabrico, mas da energia que consomem no dia a dia e que, no caso dos aspiradores, representa 90 por cento do impacto ambiental da máquina.

Consciente desta realidade, a Dyson começou a desenvolver aspiradores de alto rendimento com motores de menor potência, como o DC24 Dyson Ball.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos