Whirlpool satisfeita com anúncio da CE relativo a acções anti-dumping na importação de Side by Side
A Whirlpool Europa manifestou-se satisfeita com o anúncio público da Comissão Europeia relativo a acções de anti-dumping na importação de frigoríficos Side by Side por parte da República da Coreia do Sul.
“Estamos muito gratos que a Comissão Europeia tenha suportado a nossa acção contra estas tácticas de preço prejudiciais e ilegais por parte dos produtores coreanos”, afirma Marc Bitzer, presidente, Whirlpool Europa.
Segundo afirma a empresa, em comunicado de imprensa, “a descoberta preliminar da investigação por parte da Comissão Europeia em relação aos exportadores coreanos confirma a convicção da Whirlpool de que os produtores LG Electronics, Samsung e Daewoo têm vindo a prosseguir uma estratégia de práticas de comércio ilegal vendendo frigoríficos Side by Side a preços muito baixos que distorcem a concorrência e prejudicam a indústria Europeia”. Para Marc Bitzer, “restabelecer a concorrência clara e justa no mercado dos Side by Side europeu fará com que a indústria europeia continue a construir as suas forças competitivas, salvaguardando o emprego na Europa e proporcionando aos consumidores europeus uma maior variedade de produtos inovadores”.
O mesmo comunicado avança que a investigação da Comissão Europeia foi lançada a 2 de Junho de 2005, seguindo uma preocupação da Whirlpool Europa. Depois de nove meses de investigação, a Comissão Europeia introduziu uma regra provisória anti-dumping. Se a 2 de Setembro, a Comissão Europeia e os Estados Membros decidirem colocar estas regras de importação provisórias, estas serão aplicadas normalmente por cinco anos.