Nespresso estende projecto de reciclagem de cápsulas nas lojas Worten e El Corte Inglés
A Mãe d´Água das Amoreiras foi o placo escolhido pela Nespresso Portugal para lançar, ontem, dia 24 de Setembro, um novo projecto local no que toca à reciclagem. “Hoje é um dia especial para a Nespresso, é o dia em que o projecto de reciclagem de cápsulas é lançado oficialmente no nosso país,” avançou Vicent Termote, director geral ibérico da Nespresso. O processo foi desenvolvido com parceiros nacionais a nível de reciclagem de alumínio, de tratamento de resíduos e de logística.
Inicialmente, os pontos de recolha de cápsulas usadas encontravam-se na rede de boutiques da marca, que representaram o primeiro elo da cadeia. No entanto, e para estar ainda mais perto de todos os consumidores, a Nespresso alargou os pontos de recolha de cápsulas usadas para pontos de venda parceiros a nível nacional. Desta forma, existem actualmente 27 lojas Worten e, a partir de dia 1 de Outubro, as duas lojas El Corte Inglés também estarão equipadas com o Recycling Corner para receber as cápsulas Nespresso usadas.
Até final do ano, a Nespresso pretende ter mais de 50 pontos espalhados pelo país. Este é um espaço dedicado à reciclagem de cápsulas, onde se deverá depositar as cápsulas usadas e onde o consumidor poderá também encontrar informação adicional sobre a reciclagem. Até final de 2010, a marca pretende reforçar a rede, atingindo mais de 200 pontos. A listagem actualizada dos pontos de recolha está disponível no site www.ecolaboration.com (a partir de 30 de Setembro).
Outra das novidades apresentadas no evento foi o novo acessório, concebido pela Nespresso, para guardar em casa as cápsulas usadas e para as transportar até aos pontos de recolha, que pode ser adquirido através do Clube Nespresso ou em qualquer uma das Boutiques Nespresso. Com capacidade para cerca de 100 cápsulas, este contentor compacto, com design cuidado, tem um custo de 19 euros.
A estratégia deste projecto é simples e vai de encontro ao que se faz na Suíça há diversos anos. Para reciclar as cápsulas Nespresso, é criada uma rede de pontos de recolha de cápsulas, nos quais os clientes colocam as suas cápsulas usadas. Existe então uma fábrica de logística que faz a recolha das cápsulas nos vários pontos de recolha e as entrega numa outra fábrica, onde é separado o alumínio da borra de café. O alumínio, depois de separado da borra, é enviado para reciclagem, entrando na fileira de reciclagem de alumínio, enquando a borra de café é enviada para compostagem, para utilização como fertilizante.
O processo de reciclagem local conta com três parceiros que actuam em três níveis distintos. Ao nível de reciclagem de cápsulas, o parceiro é a Batistas, S. A. O tratamento de resíduos está a cargo da Terra Fértil e a logística (transporte das cápsulas usadas dos pontos de recolha para a fábrica de reciclagem) é da responsabilidade da Reisswolf. Todos os parceiros vão de encontro aos requisitos e necessidades específicas da Nespresso para o presente projecto de reciclagem.
Esta iniciativa de reciclagem integra o programa de sustentabilidade da marca Ecolaboration, uma plataforma de colaboração com os inúmeros parceiros que contribuem para melhorar a sustentabilidade da cadeia de valor da Nespresso. Os presentes tiveram assim a oportunidade de conhecer esta iniciativa que integra todos os seus esforços visando a sustentabilidade do café, das cápsulas do café, das máquinas e do conjunto da sua actividade num único programa concertado. No âmbito deste acordo, a Nespresso assumiu três compromissos até 2013. Por um lado, obter 80 por cento do seu café a partir do Programa Nespresso AAA para a Qualidade Sustentável, incluindo a certificação das propriedades agrícolas por parte da Rainforest Alliance. Por outro lado, implementar sistemas no sentido de triplicar a capacidade da marca de reciclar as cápsulas usadas em 75 por cento (por quantidade global) e, por fim, reduzir em 20 por cento a pegada de carbono por chávena decorrente do conjunto da sua actividade. O motor deste último compromisso será a criação da rede VerTech, um projecto de pesquisa e desenvolvimento com tecnologia sustentável criado pela Nespresso como parte integrante da Ecolaboration para conceber máquinas mais "verdes" para o futuro.