Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB


Sony apresenta o LCD BRAVIA com apenas 9,9 mm
2009-01-27

Com apenas 9,9 milímetros de espessura na sua secção mais fina, o LCD Sony BRAVIA ZX1 é o televisor LCD de 40 polegadas mais fino do mundo.

Esta manhã, 27 de Janeiro, a fabricante japonesa reuniu os jornalistas, no Hotel Pestana Palace, para demonstrar a simplicidade visual do BRAVIA ZX1, um conceito de design inspirado nas formas elegantes e esbeltas da manta.

Como explicou Ana Paula Morão, responsável pela área de televisão da Sony Portugal, o ZX1 assenta numa filosofia de design 360 graus, ou seja, “é bonito de todos os lados”. O acabamento uniforme deste modelo em aço escovado permite que o topo de gama da Sony possa ser usado como a peça central de um espaço, uma estética que sai reforçada pela ausência de fios no ZX1. A flexibilidade é uma parte integrante do BRAVIA ZX1, pelo que pode ser colocado num móvel ou na parede.

O perfil ultra fino do ZX1 é possível graças a duas inovações exclusivas da Sony, as tecnologias BRAVIA 1080p Wireless e a iluminação Edge LED. A primeira permite a inexistência de cabos de sinal, que prejudiquem o seu design perfeitamente equilibrado, graças a uma uma conexão sem fios ultra rápida, que permite transmitir, em tempo real, o sinal audiovisual do Media Receiver para o ecrã. Tudo isto é possível graças à separação do ecrã do Media Receiver, pelo que os cabos de sinal de televisão e as entradas de outros dispositivos, tais como os leitores Blu-ray Disc ou a PLAYSTATION 3, conectam-se apenas ao Media Receiver, que pode ser colocado onde não seja visto. O sinal de vídeo é enviado para o ecrã graças à tecnologia BRAVIA 1080 Wireless e, para máxima comodidade, o Media Receiver está apto para receber o sinal da Televisão Digital Terrestre (TDT), sendo compatível com a norma DVB-T e tendo capacidade para descodificação de vídeo em MPEG-4/H.264, conhecida também por MPEG-4 AVC. Isto significa que os espectadores poderão aceder a emissões de TDT gratuitas quando esse serviço estiver disponível no final de Abril.

Por outro lado, oMedia Receiver pode colocado em qualquer lugar da sala, graças à tecnologia radiofrequência no controlo remoto. Contrariamente às limitações de linha de visão impostas pelos telecomandos por infravermelhos convencionais, a tecnologia de radiofrequência é omnidireccional.

Paralelamente, o design elegante e o perfil ultra fino do BRAVIA ZX1 é possível também graças à retro-iluminação com tecnologia Edge LED, que coloca a luz necessária para a imagem lateralmente no painel LCD, em vez de por detrás do painel, tal como nos televisores LCD convencionais. Para isto ser possível, os engenheiros da Sony pegaram nos LED’s com montagem lateral utilizados nos portáteis e deram-lhes outra dimensão, desenvolvendo uma placa especial e reflectores com a capacidade para espalhar a luz de uma forma uniforme e brilhante ao longo de um ecrã com 40 polegadas sem comprometer a qualidade de imagem característica dos televisores BRAVIA. Assim, enquanto os ecrãs convencionais utilizam a retro-iluminação CCFL (Cold Cathode Fluorescent Lamp), o BRAVIA ZX1 é iluminado lateralmente por matrizes de LED.

Um topo de gama, o ZX1 integra naturalmente todas as tecnologias de topo da Sony. A superioridade subjacente às imagens é atribuível ao BRAVIA ENGINE 2, a nova versão do processador de imagem da Sony, que usa tecnologias exclusivas para melhorar todos os aspectos da imagem, fotograma a fotograma. O BRAVIA ENGINE 2 é ainda melhor do que o seu antecessor no que respeita à reprodução realista de negros, de objectos com profundidade e de detalhes semelhantes à realidade, remoção de defeitos ou de ruído electrónico e proporcionando as cores BRAVIA características da marca.

Para além disso, o BRAVIA ZX1 lida com facilidade com sequências de movimento rápidos, oferecendo imagens nítidas e de estabilidade semelhante à vida real, devido ao o Motionflow 100Hz com Image Blur Reduction, que utiliza um algoritmo exclusivo para aumentar a frequência de imagens de televisão para 100 frames por segundo (100 Hz), inserindo inteligentemente fotogramas adicionais na sequência de imagens. Esses fotogramas compensam as cenas em que a frequência de 50 hertzs é demasiado baixa, para reproduzir com exactidão e estabilidade cenas rápidas como desportos, movimentos panorâmicos rápidos da câmara ou textos que se desenrolam na base do ecrã. A função Image Blur Reduction limpa o sinal original, tornando cada fotograma mais nítido antes que seja usado como base para originar novos fotogramas.

O BRAVIA ZX1 é também altamente versátil graças ainda ao modo Picture Frame. Quando não estiver a ser utilizado, o ZX1 pode transformar-se numa moldura para mostrar imagens de alta definição, pré-carregadas no Media Receiver ou seleccionadas e gravadas numa memória USB. Em qualquer caso, o ecrã pode realçar a decoração exactamente como desejado.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos