O Portégé R600 da Toshiba acaba de ser eleito pela Greenpeace como o portátil mais verde. De acordo com o “Green IT Survey 2008”, que avalia os produtos mais verdes disponíveis no mercado, a Toshiba aparece na dianteira face a outros fabricantes, somando a mais alta pontuação e distinguindo-se pela reduzida utilização de materiais nocivos no seu computador portátil.
O Portégé R600 tem um impacto reduzido sobre o ambiente, na medida em que na sua composição é visível uma utilização restrita de materiais como chumbo, mercúrio, entre outras substâncias nocivas, possuindo certificação ENERGY STAR 4.0. A integração de um ecrã com iluminação LED, do mais recente processador e o recurso a SSD (Solid State Drive), como sistema de armazenamento, contribuem também para um consumo de energia reduzido do equipamento e para o aumento da vida da bateria, contribuindo, consequentemente, para a diminuição do impacto deste equipamento sobre o ambiente.
Com apenas 779 gramas e incorporando uma SSD de 128 gigabytes, o Portégé R600 é o portátil para profissionais que valorizam o design e para utilizadores que procuram uma solução de computação móvel que não comprometa a funcionalidade. Este componente potencia um funcionamento silencioso e económico do ponto de vista energético, assim como autonomia da bateria alargada até oito horas.
O Portégé R600 integra a mais recente tecnologia de processamento Intel Centrino 2, um ecrã LED transreflexivo de 12,1 polegadas, para uma visibilidade nítida nas mais diversas condições de iluminação (interior e exterior). Adicionalmente, inclui comunicações 3G, com velocidade de transferência de dados até 7.2 Mbps, WLAN e Bluetooth 2.1 + EDR. O Portégé R600 oferece ainda um teclado com protecção anti-derramamento de líquidos, sistema de protecção anti-choque, leitor de impressão digital e ainda o sistema de gestão remota.
Uma drive óptica SuperMulti DVD de sete milímetros está opcionalmente integrada, potenciando a leitura e gravação de DVD’s. Este componente extra pesa apenas 75 gramas, assegurando que, mesmo com a sua inclusão, o Portégé R600 continua a ser o portátil mais leve do mercado.