Segundo uma sondagem efectuada pela Reuters, no próximo ano, o mercado das telecomunicações deverá decrescer, pela primeira vez desde 2001.
Os analistas inquiridos esperam que o crescimento global seja, em média, de três por cento, já neste quarto trimestre e também em 2009, comparativamente aos mais de dez por cento registados em anos recentes. Contudo, oito dos 22 analistas questionados esperam mesmo que o mercado contraia no próximo ano. Numa sondagem similar realizada há um mês atrás, apenas um de 23 analistas previam que o as vendas caíssem em volume em 2009.
Para o quarto trimestre, os analistas esperam que o mercado cresça 11,6 por cento, relativamente ao terceiro trimestre, menos das previsões de 13,5 por cento avançadas pela Nokia. Tradicionalmente, o quatro trimestre é muito positivo para os fabricantes de telemóveis, visto que estes equipamentos dão
De acordo com a Reuters, os fabricantes de telemóveis preparam-se para a desaceleração do mercado, ao longo dos últimos meses, evitando os grandes inventários que prejudicaram o mercado em 2001. paralelamente, alguns distribuidores também enveredaram pela mesma estratégia, devido à crise no crédito. As primeiras indicações da procura futura não são promissoras.
Os analistas consideram ainda que, desta vez, os fabricantes de telemóveis possam sentir mais a crise. Quando o mercado caiu, em 2001, as vendas de equipamentos para substituição ressentiram-se, mas as vendas aos primeiros subscritores continuaram a crescer, devido à baixa penetração dos telemóveis no mercado.
Desta feita, no mercado europeu, onde quase todas as pessoas têm um telemóvel e as margens são maiores graças às vendas de equipamentos tecnologicamente mais avançados, as vendas deverão cair esre ano e os analistas esperam que a tendência se prolongue em 2009.