300 milhões de euros foi quanto a Canon investiu numa nova fábrica de sensores CMOS, um bom indicador da aposta da marca japonesa nestes sensores, criando um portfólio completo.
Resultado inquestionável desta aposta, a aguardada nova Canon EOS 5D Mark II foi apresentada em todo o mundo na passada Quarta-feira, dia 17 de Setembro, um modelo com 21,1 megapixels full-frame, para um maior controlo da profundidade de campo, com sensibilidades ISO até 25.600 e um menor consumo energético.
Este modelo foi um dos lançamentos mais aguardados da Autumn Collection 2008, que os jornalistas portugueses também ficaram a conhecer numa conferência de imprensa realizada no Museu do Oriente. “A primeira EOS capaz de captar vídeos em alta definição total”, como Rui Rosado, apresentador de serviço da Autum Collection 2008, fez questão de sublinhar”, a sucessora da EOS 5D é compacta, leve e com protecção contra os elementos, pelo seu corpo em liga de magnésio. No seu interior, esconde-se um sensor CMOS redesenhado pela Canon, que trabalha em conjunto com o novo processador Digic 4 para proporcionar uma qualidade de imagem a 3,9 fotogramas por segundo e vídeo em alta resolução a 30 frames por segundo.
A integração da capacidade de captar filmes HD numa câmara topo de gama de 21,1 megapixels abre toda uma série de novas possibilidades aos fotojornalistas e repórteres fotográficos. “Os fotojornalistas profissionais e os fotógrafos de casamentos escolheram a EOS 5D pelas suas reduzidas dimensões e pela magnífica qualidade de imagem”, afirma Mogens Jensen, director da Canon Consumer Imaging. “A adição da gravação de filmes HD inaugura um novo capítulo da EOS. Veio criar novas possibilidades para os fotógrafos donos de EOS, que podem agora captar e partilhar as suas histórias e manter-se em destaque num mundo digital em constante mudança.”
Desde 1987 que a Canon tem apostado nos sensores CMOS entendendo que estes permitem ganhos de autonomia e um menor aquecimento do equipamento. Estes sensores estão também presentes na Canon EOS 50D, anunciada no passado dia 25 de Agosto, a SLR digital da Canon que oferece uma resolução de de 15,1 megapixels e velocidade de disparo a 6,3 fotogramas por segundo, em sequências de até 90 disparos, por um preço muito competitivo.
Durante os próximos dias, apresentaremos mais novidades da nova colecção da Canon.