Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Apple reforça a gama de iPod com novo modelo nano e touch
2008-09-19

A Apple apresentou esta manhã, em conferência de imprensa, os novos elementos da família de leitores de música digital iPod.

O novo iPod nano de quarta geração é o iPod mais fino de sempre, medindo apenas 6,2 milímetros, 25 por cento menos que a anterior geração. Por sua vez, o novo iPod touch de segunda geração é também mais pequeno e leve que o original e tem igualmente um novo design, apresentando uma caixa curva em metal, com botões de controlo de volume integrados e um ecrã panorâmico em vidro de 3,5 polegadas.

A grande novidade destes novos modelos é, contudo, a inclusão da nova tecnologia Genius do iTunes 8, que, com um único clique, permite aos utilizadores criar automaticamente listas de reprodução com as canções da sua biblioteca que melhor combinam entre si e em movimento. Os utilizadores podem pré-visualizar a lista de reprodução criada pelo Genius, actualizar a lista para escolher canções diferentes e guardar as listas de reprodução do Genius para desfrutar novamente mais tarde.

O novo iPod nano, o leitor de música mais popular do mundo, segundo Steve Jobs, director executivo da Apple, dispõe de um novo interface de utilizador, um ecrã retrato de alta de definição e de um acelerómetro integrado, tecnologia trazida do iPhone, que passa automaticamente para o modo Cover Flow, quando o equipamento é rodado, e para o modo aleatório, quando é ligeiramente abanado. Oferece aos utilizadores até 24 horas de reprodução de música ou quatro horas de reprodução de vídeo e passa a estar disponível a partir de 139 euros, num modelo de oito gigabytes. Para quem deseja mais capacidade, a Apple sugere a versão de 16 gigabytes, acessível por 189 euros. Ambas as capacidades estão disponíveis em prateado, azul, roxo, verde, laranja, amarelo, rosa, vermelho e preto.

Já o novo iPod touch vem enriquecido com rede sem fios Wi-Fi 802.11b/g, botões de controlo de volume e altifalante integrados, um acelerómetro e outros sensores e a tecnologia Multi-Touch. Perfeito para reproduzir música, vídeos e jogos, o novo iPod touch permite aos seus utilizadores escolher entre centenas de títulos de jogos, disponíveis no iTunes ou directamente através da aplicação App Store. A App Store funciona através de Wi-Fi, permitindo aos utilizadores descarregar as aplicações para o iPod touch e começar a utilizá-las de imediato.

O novo iPod touch funciona também de forma integrada com o iTunes, para que seja possível importar, gerir e facilmente auto-sincronizar o conteúdo. Com até 36 horas de reprodução de música ou seis horas de reprodução de vídeo, com uma só carga, passa a estar disponível por 219 euros, para o modelo de oito gigabytes, mas existem também mais duas versões, de 16 (279 euros) e de 32 gigabytes (379 euros). Esta última tem capacidade para sete mil canções, 25 mil fotografias ou 40 horas de vídeo.

Outro “miminho” do iPod touch é o suporte para Nike+iPod, o que o torna num verdadeiro companheiro de treino. Basta colocar o sensor Nike+iPod opcional nos ténis Nike+ para estabelecer a ligação com o novo iPod touch e registar os quilómetros que se corre ou sincronizar com o mais recente equipamento de ginásio.

Com estes dois lançamentos, a gama iPod da Apple fica agora com ainda mais propostas para todos os gostos e necessidades. Inclui o iPod shuffle, em quatro cores vivas, que passa a ter um preço de entrada de 45 euros, o iPod classic, num modelo de linha fina, com mais 50 por cento de capacidade pelo mesmo preço, ou seja 120 gigabytes por 229 euros, e os novos iPod nano e iPod touch. Está também disponível uma panóplia de acessórios especificamente concebidos para o iPod, como sistemas de coluna, acessórios de fitness, bolsas e conectividade iPod num grande número de novos modelos de automóveis. Já em Outubro, os utilizadores do iPod classic, nano e touch poderão também adquirir dois novos auscultadores com controlo remoto e microfone, uma versão com Pro Audio, por 79 euros, e outra sem esta funcionalidade mas com todas as outras características por 29 euros.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos