Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB


OKI cresce 10% 2007
2008-06-19

Foi num almoço de trabalho, realizado ontem, dia 18 de Junho, no Restaurante Eleven, que a OKI Printing Solutions "serviu" à imprensa a apresentação oficial de resultados financeiros do ano fiscal de 2007, os dados de mercado da OKI relativos ao primeiro trimestre de 2008, de acordo com a consultora IDC, e a estratégia da marca para o corrente ano fiscal, que passa pela recente reestruturação interna da empresa.

Este evento contou com a presença de Javier Gutierrez, director geral da OKI Systems Ibérica em Portugal, tendo ficado a seu cargo o "protagonismo" desta apresentação de resultados. De acordo com os resultados financeiros do seu último exercício fiscal, encerrado a 31 de Março de 2008, a empresa registou, em 2007, uma facturação de 21.850 mil euros, o que representa um crescimento de dez por cento face ao ano fiscal anterior, no qual havia registado cerca de 19.900 mil euros.

Os dados publicados pela consultora IDC, referentes a 2007, demonstram que esta marca mantém-se como uma referência no mercado nacional de impressoras a laser A3, com 51,5 por cento, e igualmente no laser A3 cor ,com 64,2 por cento de quota de mercado.

Como refere Javier Gutierrez, "temos mantido permanentemente, e desde a nossa entrada directa no mercado nacional, um crescimento sustentado que reflecte a liderança de mercado da marca e a confiança do nosso canal e dos clientes. Sabemos adaptar-nos, crescer e evoluir com o mercado e continuaremos a trabalhar e a apostar na inovação, no canal e em soluções que promovam o retorno de investimento dos nossos clientes".

A OKI continua a manter a linha de crescimento contínuo, tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos, tendo atingindo as expectativas fixadas no início do exercício fiscal.

Os dados da IDC demonstram ainda que, pela primeira vez, no primeiro trimestre de 2008, a OKI alcançou a liderança no mercado matricial, com uma quota de 51,5 por cento . Para além da liderança da marca neste novo segmento, o fabricante volta a destacar-se nos segmentos onde actua, assim como a reconfirmar a liderança que mantém nos últimos três anos, nos segmentos de impressão laser/LED A3 e laser/LED A3 cor.

De acordo com Javier Gutiterrez, "estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos no primeiro trimestre de 2008 no mercado português. Acreditamos que se devem não só às características inovadoras dos nossos produtos, como também à forte relação que temos com o nosso canal e programas de canal que são únicos no mercado. Apesar da 'crise económica' que Portugal tem atravessado, as quotas de mercado da OKI comprovam a nossa situação de crescimento sustentado mas contínuo".

Javier Gutierrez anunciou também os objectivos delineados pela empresa para o corrente ano. De entre as várias finalidades traçadas, a empresa pretende atingir um crescimento "em dois dígitos", manter a posição no mercado laser/LED cor, crescer no mercado monocromático, consolidar o seu posicionamento no mercado matricial, reforçar a aposta no mercado das multifunções, expandir a influência comercial, reforçar o apoio ao canal da distribuição, manter os níveis do serviço técnico, apostar na formação especializada e renovar as gamas profissionais OKI. Aliás, no que refere a este último objectivo, o mesmo responsável garantiu que se irá realizar, em Setembro, o OKI Show Tradicional, evento que terá como objectivo o lançamento de novos produtos monocromáticos, multifuncionais e a três cores.

De referir ainda que, de acordo com os dados do departamento de Formação, a OKI registou um aumento de 37,5 por cento em formação técnica e comercial. Também a OKI Service, divisão de Suporte Pós-Venda, registou um nível de qualidade de 99,30 por cento justificado pelo aumento do grau de satisfação e redução da taxa de abandono.

E, aproveitando este encontro com a imprensa, Javier Gutierrez anunciou ainda a recente reestruturação interna da equipa da OKI Systems Ibérica em Portugal, que nomeou Carlos Sousa como subdirector geral da empresa e Nuno Igrejas como director comercial. Esta reestruturação é reflexo do crescimento contínuo que a OKI assume em Portugal, como comprovam os dados de mercado divulgados pela consultora IDC, e tem como intuito de melhor responder às necessidades do mercado e reforçar a estratégia de expansão nacional. "A OKI gosta de trabalhar 'puxando' pelas pessoas, oferecendo um plano de carreira assente numa pirâmide, onde os colaboradores começam na base e vão subindo, mudando de funções, o que possibilita novas contratações para a base. Apesar de estarmos numa época de crise, não temos de poupar no que faz a empresa, a equipa humana".

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos