A Yamaha alargou a sua gama de áudio de alta qualidade com o lançamento do sucessor do receptor de cinema em casa digital RX-V661. O RX-V663, o primeiro amplificador da Yamaha compatível com alta definição, é um sistema de cinema em casa 7.1 que aposta fundamentalmente na performance áudio e vídeo, fazendo da flexibilidade uma palavra de ordem.
Na componente vídeo, o RX-V663 possui duas portas HDMI com suporte para 1080p, fazendo ainda a conversão de sinal analógico para digital. A juntar a isto, está a possibilidade de ligação a um iPod e a conectividade Bluetooth.
No que concerne a entradas, o RX-V663 disponibiliza duas HDMI e uma saída, assim como entradas e saída por componentes. Estão ainda presentes quatro entradas de vídeo composto e S-Video. No campo do áudio, juntam-se duas entradas adicionais de áudio analógico. Não foram esquecidas entradas no painel frontal para a ligação de fontes adicionais como uma câmara de filmar.
O RX-V663 pode também converter todos os sinais de vídeo analógico standard para HDMI simplificando as ligações a uma televisão de alta definição. Na vertente áudio estão presentes quatro entradas digitais (duas coaxiais e duas ópticas), ligações de áudio estéreo analógicas para um leitor de CD’s e duas saídas pré-amplificadas para dois subwoofers.
O RX-V663 tem ainda entradas de áudio 5.1 para a ligação de um leitor de DVD ou Blu-Ray. Dá ainda acesso a áudio multicanal através das ligações HDMI 1.3a. As opções de processamento de som surround são variadas, nomeadamente Dolby Digital EX, DTS-ES e DTS 96/24. As tecnologias DTS Neo:6 e o processamento Dolby ProLogic IIx permitem ao RX-V663 extrair áudio de 7.1 canais a partir de qualquer fonte estéreo. O amplificador tem ainda a capacidade de descodificar DTS-HD Master Audio, Dolby Digital Plus e Dolby TrueHD em discos Blu-ray através das entradas HDMI 1.3a. É ainda possível o processamento de som Surround XM-HD. Está ainda presente uma tecnologia que permite levar a cabo diversas compensações relativamente a discrepâncias áudio e vídeo que possam ser encontradas a partir das mais variadas fontes.
O Yamaha RX-V663, com uma frequência de resposta que vai desde os 10 Hz aos 100 kHz, capta o som com exactidão a partir de qualquer fonte quer seja um SACD (Super Audio CD), DVD-Audio ou um disco Blu-Ray. Importa ainda destacar uma tecnologia conhecida por Scene que é constituída por um conjunto de modos pré-definidos que funcionam juntamente com a fonte seleccionada. O utilizador pode optar por definições base para DVD, CD, TV ou rádio ou por outras especialmente orientadas para o iPod, para ver desporto ou jogar.
Este amplificador disponibiliza ainda uma função automática para o ajuste das colunas, denominada de YPAO ou Optimizador Paramétrico mediante a Acústica da Sala. Ao ligar o microfone fornecido ao RX-V663 e seguindo as instruções explicitas no manual de utilização, o amplificador leva a cabo uma série de testes para determinar os níveis adequados de som para cada coluna, através da análise da localização de cada uma na divisão da casa em que o sistema se encontra montado.
Disponível pelo PVP de 599 euros, com acabamentos em preto ou titânio, apresenta uma potência total de 1.015 watts.