Novo estudo de consumo de energia confirma superioridade do desempenho das impressoras jacto de tinta Epson
Segundo um estudo conduzido em Março pela BUND (Bund für Umwelt und Naturschutz), parceira da Friends of the Earth, as impressoras jacto de tinta Epson possuem os níveis de consumo de energia e custos mais baixos em comparação com a concorrência.
Além disso, a Epson é o primeiro fabricante de impressoras a ser recomendado pela Energy Saving Trust, no Reino Unid,o e todas as suas impressoras jacto de tinta, bem como as impressoras laser e digitalizadores, cumprem as directrizes rigorosas da ENERGY STAR.
No que diz respeito à utilização profissional, de acordo com o mesmo estudo, as impressoras de grande formato da Epson consomem quatro vezes menos energia que alguns dos seus maiores concorrentes.
Nos últimos quatro anos, a Epson reduziu o consumo de energia das suas principais impressoras fotográficas e multifunções jacto de tinta. A mais recente impressora fotográfica e multifunções jacto de tinta da Epson, a Stylus Photo RX585, consome 73 por cento menos energia durante o funcionamento que a impressora original da série, a Stylus Photo RX600, que já era uma das impressoras com menor consumo de energia no mercado aquando do seu lançamento em 2003.
De modo a alcançar esta redução, a Epson minimizou significativamente o tempo necessário para passar o modo Standby (suspensão) para o modo Sleep (inactividade). Além disso, a luz de fundo nos painéis LCD foi alterada para LED e os dispositivos de baixo consumo de energia optimizam ainda mais a eficácia. O trabalho da Epson em reduzir o consumo de energia nos modelos da série RX equivale a eliminar cerca de 826 toneladas de CO² da atmosfera desde 2003.
A Epson alcançou igualmente avanços na sua tecnologia de digitalizadores para reduzir o consumo de energia operacional. O Perfection V500 Photo apresenta um LED branco como fonte de luz, resultando em menor consumo de energia em comparação com outros digitalizadores. Consome apenas 16 watts durante o funcionamento e o seu impacto sobre o ambiente é menor que o de uma lâmpada normal.
De entre outras inovações incluem-se a E-TORL (Epson Twin Optimized Reflection Lamp) para os projectores da Epson, concebida para melhorar em 20 por cento a recolha de luz e reduzir a energia requerida como resultado directo. O consumo de energia geral dos projectores da Epson foi reduzido em 90 por cento nos últimos 10 anos.