A KEF mostra todo o seu know-how num sistema de reduzidas dimensões para o iPod e a que chamou Picoforte.
O sistema Picoforte é constituído por dois componentes básicos, o berço para iPod propriamente dito e uma caixa, do mesmo tamanho, que alberga um poderoso amplificador digital estéreo com 2x35 watts de potência.
O segredo da pressão sonora conseguida por tão diminuto conjunto está na tecnologia usada pela KEF nas colunas, derivada dos conhecimentos usados pela marca nas suas premiadas colunas de alta-fidelidade.
Além disso, o Picoforte tem uma ligação opcional para subwoofer, que pode ser usada para reforçar os graves, e que permite ao sistema ser usado mesmo em salas de grandes dimensões, oferecendo um desempenho comparável ao de sistemas de hi-fi muito mais potentes.
Existem dois modelos, em ambos casos disponíveis em preto e em branco, que diferem apenas nas colunas utilizadas. O Picoforte1 inclui colunas mais pequenas, com altifalantes de médios de 75 milímetros de diâmetro e tweeters de 15 milímetros. O Picoforte3 utiliza colunas de dimensões ligeiramente maiores, com unidades de médios de 115 milímetros e tweeters de 19 milímetros, e uma caixa com um pórtico (bass-relfex) para reforço dos graves.
Em ambos os casos, o conjunto inclui um comando à distância, alimentação integrada para carregamento da bateria do iPod e a possibilidade de exibição de fotos e vídeos num televisor, além da reprodução de música.
O berço do Picoforte é compatível com a maioria dos modelos iPod, incluindo iPod Nano e Mini e até os novos iPod Touch e iPod Classic com disco de 160 gigabytes. Mas pode também ser usado com qualquer leitor de áudio portátil, através de uma entrada universal de 3,5 milímetros.
Ambos os modelos Picoforte estão já disponíveis em Portugal, com preços entre os 429 euros (Picoforte1) e os 639 euros (Picoforte3). O preço é o mesmo para os modelos em preto e em branco.