Empresa portuguesa desenvolve software que permite comandar computador apenas com a voz
A empresa Anditec, Tecnologias de Apoio a Pessoas com Deficiência, deu a conhecer, nas Jornadas Ibero-americanas de Tecnologias de Apoio para Pessoas com Deficiência uma tecnologia desenvolvida em Portugal que permite o controlo de um computador pela voz.
Esta tecnologia pretende contribuir para a inclusão social e laboral de pessoas com deficiências neuromotoras. O projecto, desenvolvido no âmbito do consórcio “Tecnovoz”, vai estar disponível para prescrição dentro de seis meses.
Este software permite, segundo explicou Ana Landral, uma das investigadoras do projecto, que pessoas com deficiência motora consigam, de forma autónoma, controlar vários dispositivos, desde os mais básicos mecanismos domésticos até ao seu computador pessoal e aos programas nele contidos.
Apesar de esta tecnologia não constituir uma novidade mundial, o certo é que na língua portuguesa o software até agora disponível no mercado era extremamente rudimentar e o Tecnovoz veio precisamente preencher essa lacuna ao disponibilizar um software muito completo e totalmente em português.
Esta aplicação tem ainda a vantagem de poder ser utilizada a partir de um telemóvel de terceira geração ou mesmo num pequeno computador, que acoplado a uma cadeira de rodas permita a sua condução por voz.
Outro projecto inovador apresentado nas Jornadas foi o My Tobii, um hardware desenvolvido na Suécia e adaptado ao português pela ANDITED que pretende dotar de capacidade de comunicação as pessoas com deficiência ao nível da fala. Esta aplicação permite o controlo do computador através do olhar.
Depois de o hardware ter feito o reconhecimento e registo do olhos do utilizador, este poderá, a partir de então e dirigindo apenas o olhar para as diferentes opções pré-definidas, efectuar numerosas tarefas com o computador, como escolher palavras para formar frases que depois serão reproduzidas por voz pelo computador ou simplesmente dar uma ordem ao computador para acender uma luz.