Na sequência da renovação da gama Cremona, acabaram de chegar as novas Auditor Elipsa.
A gama Cremona necessitava de uma coluna compacta que funcionasse como canal traseiro nos sistemas multi-canal, com a possibilidade de terem uma forma de instalação cómoda e prática na parede. Todavia, é redutor restringir as Auditor Elipsa ao simples papel de canal traseiro. Na realidade, diz a Sonus faber, “durante o seu desenvolvimento dedicámos-lhe todo o cuidado e atenção que normalmente dedicamos a cada um dos nossos projectos com um objectivo superior, criar uma coluna versátil, de fácil utilização e, ao mesmo tempo, de grande classe”.
Este esclarecimento é obrigatório de forma a esclarecer evidenciar o quanto as Sonus faber Auditor Elipsa não são um mero acessório destinado a utilizações multi-canal, mas, pelo contrário, uma coluna planeada para todos os entusiastas de música que desejem desfrutar de toda a qualidade Sonus faber sem preocupações com instalações mais complicadas, colocando-as simplesmente, por exemplo, numa estante.
O nome Auditor Elipsa revela já muitas das características particulares deste projecto. Trata-se, de facto, de uma pequena duas vias utilizando os mesmos altifalantes das Cremona Auditor M mas, desta vez, colocados numa caixa de forma elíptica, como nas Elipsa. Do ponto de vista sonoro seguiu-se, como é habitual, a via mestra das longas sessões de audição, integradas com instrumentos medição, mais para confirmação da fiabilidade daquilo que os ouvidos já sugeriam.
As Auditor Elipsa são, por conseguinte, um projecto original que permitiu juntar um ulterior, e para muitos versátil, objectivo inédito, a flexibilidade de posicionamento e a facilidade de utilização em todas aquelas situações não consideradas como “rigidamente audiófilas.