A AEG Portuguesa, distribuidora e representante em Portugal de diversas marcas de referência, lançou hoje o novo telemóvel Neonode N2, do fabricante sueco Neonode AB. Com um design sofisticado e apresentando como principal referência o seu ecrã optical touch screen, o novo equipamento pretende ocupar um espaço de referência no mercado português de telemóveis, atingindo um target exigente que aprecia o design.
O ecrã do Neonode N2 foi desenhado para oferecer uma verdadeira simplicidade, fazendo esquecer os típicos ecrãs de toque. Este touch screen óptico permite fazer tudo on-screen, de forma simples e conveniente, com um simples toque do dedo. Para permitir aceder facilmente a todos os conteúdos do dispositivo, a Neonode desenvolveu também o seu próprio interface de utilizador (NENO – user interface), com uma estrutura semelhante à de um PC, mas sem menus complexos.
O Neonode N2 é um verdadeiro leitor multimédia. Tudo no dispositivo é armazenado no cartão MiniSD, o que oferece uma grande capacidade de armazenamento de música e de filmes. Apenas tem de se conectar o Neonode N2 ao PC e arrastar (drag-and-drop) todos os ficheiros de áudio e vídeo que se pretende ter no telemóvel. O equipamento vem munido de uma simples entrada de auscultadores de 3,5 milímetros, o que permite utilizar os auscultadores favoritos no Neonode N2.
Com tecnologia GSM Quad band 850, 900, 1800 e 1900 MHz e GPRS, o telemóvel inclui aplicações como MP3 Player, com capacidade de leitura de MP3, de WMA e de WAV e permite a sincronização com o Calendário e Livro de Endereços do PC através da ActiveSync.
Todo em preto, coberto por uma borracha muito resistente, o Neonode N2 apresenta-se como um ícone de estilo, com base no seu magnífico display de duas polegadas, com capacidade de resolução de 176x220 pixels. Com apenas 47 milímetros de largura, 77 de altura e 14,7 de espessura e apenas 60 gramas de peso, o pequeno dispositivo é ideal para transportar ao pescoço, através de uma fita. O equipamento apresenta som estéreo através dos auscultadores. Vem também munido de uma câmara de dois megapixels e Bluetooth.
Conectado ao PC através um cabo USB, o equipamento pode ser usado como telefone quando está ligado ou como disco USB quando está desligado, sendo também possível ligá-lo via Bluetooth.
A entrada do equipamento em Portugal dá-se devido ao acordo exclusivo de distribuição, assinado entre a AEG Portuguesa e a Neonode AB. A empresa portuguesa também vai representar exclusivamente os próximos lançamentos da multinacional sueca, que estão marcados para dentro em breve.
António Damião, presidente do Conselho de Administração da AEG Portuguesa, é da opinião que este telemóvel “vai preencher um nicho de mercado em que há uma forte lacuna em Portugal, nomeadamente o de telemóveis que sirvam também como um excelente utensílio de moda”.