Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Huawei apresenta o primeiro equipamento 5G CPE 3GPP
2018-03-01

A Huawei anunciou no Mobile World Congress em Barcelona o lançamento do primeiro Huawei CPE 5G (customer-premises equipment), o primeiro terminal doméstico que suporta o standard de telecomunicações 3GPP (3rd Generation Partnership Project) mundialmente reconhecido para 5G. Este dispositivo marca o início da próxima geração de ligações sem fios.

Para garantir o melhor desempenho do CPE 5G, a Huawei utilizou o seu chipset Balong 5G01 - o primeiro chipset comercial do mundo que suporta o standard 3GPP para 5G, com velocidades de downlink de até 2.3Gbps. Este chipset suporta 5G em todas as bandas de frequência, incluindo sub-6GHz e onda milimétrica (mmWave), para oferecer uma solução completa e adequada para casos de uso múltiplo, tornando a Huawei na primeira empresa a oferecer uma solução completa de 5G, através da sua rede e dos seus dispositivos.

"A tecnologia 5G definirá o próximo passo para um mundo inteligente, onde pessoas, veículos, casas e dispositivos estão totalmente interligados, oferecendo novas experiências, ideias e recursos", afirmou Richard Yu, CEO da Huawei Consumer Business Group. "Desde 2009, a Huawei investiu cerca de 600 milhões de dólares em investigação e desenvolvimento de tecnologias 5G, liderando o caminho com inovações em torno da arquitetura de rede, uso do espectro, verificação de campo e muito mais. De veículos ligados a casas inteligentes, passando por filmes AR/VR e hologramas, estamos empenhados em desenvolver um ecossistema 5G maduro para que os nossos consumidores possam viver um mundo verdadeiramente interligado que transforme a maneira como comunicamos e partilhamos".

As redes 5G estabelecem novos padrões para ligações sem fios de alta velocidade, largura de banda, sem fios tão baixa quanto 0.5ms com uma taxa de downlink máxima de 20Gbps e suporte para um milhão de dispositivos por quilómetro quadrado. O 5G promete uma ligação aprimorada entre as pessoas e a Internet das Coisas, aumentando o potencial do número de equipamentos que podem ser ligados e a quantidade e tipo de dados que podem ser partilhados entre eles.

A Huawei Consumer BG desenvolveu uma estratégia para o 5G que consiste na utilização de alta velocidade, baixa latência e grande conectividade de 5G para criar experiências mais ricas e variadas para os utilizadores. Nesta estratégia incluem-se equipamentos como smartphones, Wi-Fi móvel, módulos industriais e outros dispositivos que ligam pessoas e objetos nas suas casas e veículos.

A Huawei pertence a uma aliança que inclui mais de 30 operadoras de telecomunicações globais, incluindo a Vodafone, Softbank, T-Mobile, BT, Telefónica, China Mobile e a China Telecom. Em 2017, a Huawei começou a testar redes comerciais 5G com parceiros e a promover tanto o desenvolvimento da indústria como a conclusão dos testes de interoperabilidade para, em 2018, começar a oferecer as primeiras redes comerciais 5G.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos