Gama Home Smart da IKEA compatível com Google Assistant, Casa da Apple e Alexa da Amazon
A IKEA tem novidades na sua gama de Smart Lighting. No final do verão, a iluminação inteligente da marca sueca vai ser compatível com o Google Assistant, a aplicação Casa da Apple e o comando de voz Siri e a Alexa da Amazon.
Através desta tecnologia, os clientes IKEA podem passar a controlar as soluções inteligentes das suas casas através de uma única aplicação. “O projeto IKEA Home Smart tem como desafio simplificar e tornar acessíveis à maioria das pessoas soluções de conectividade para a casa. Por isso, permitir que os produtos IKEA funcionem através de sistemas e aplicações já existentes no mercado é um passo importante para responder às expectativas dos nossos clientes em todo o mundo”, refere Björn Block, coordenador da gama IKEA Home Smart.
Depois de, em 2015, lançar uma linha de produtos de mobiliário e decoração que permite o carregamento sem fios de telemóveis, a IKEA reforça a aposta nas soluções Home Smart com a gama Smart Lighting, disponível desde abril em todos os mercados da Europa e da América do Norte.
Para assinalar esta novidade, a IKEA Portugal lançou a página interativa smartlighting.ikea.pt, onde estará disponível toda a informação sobre iluminação inteligente. Esta página, exclusiva para o mercado português, permite gerar um maior conhecimento sobre a tecnologia e conectividade em casa, destacando a funcionalidade das soluções de Smart Ligthing e como estas contribuem para o conforto da vida em casa.
A gama IKEA Smart Lighting é uma solução "plug and play" que exclui a necessidade de ligação por fios ou de contratar um eletricista: basta substituir a lâmpada por uma LED TRÅDFRI. Ao utilizar um sistema de controlo remoto ou a aplicação TRÅDFRI, é possível projetar a iluminação ao anoitecer, mudar de uma luz quente para uma luz fria em apenas três passos e configurar as luzes para diferentes ambientes.
Com este lançamento, será possível integrar o controlo da iluminação de toda a casa através do Google Assistant, a aplicação Casa da Apple e o comando de voz Siri e a Alexa da Amazon e combinar a utilização com acessórios disponíveis no mercado para estes sistemas, como termóstatos, fechaduras, sensores, ventoinhas de teto, cortinas, etc. Ao utilizar apenas iluminação LED, a gama Smart Lighting IKEA assegura ainda a vertente sustentável, uma vez que o LED consome até menos 85% da energia do que as lâmpadas incandescentes e tem uma duração média de 20 anos. “Em linha com o nosso conceito de design democrático, na IKEA acreditamos que a tecnologia e as casas inteligentes devem ser acessíveis à maioria das pessoas. É por isso que vamos continuar a desenvolver produtos e soluções que possam combinar com outros artigos disponíveis no mercado”, conclui Jeanette Skjelmose, diretor da área de iluminação e IKEA Home Smart.
Para a IKEA, o negócio das casas inteligentes tem grande potencial e, nos próximos anos, estão previstos novos lançamentos, para que mais pessoas possuam construir as suas próprias soluções inteligentes.