Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

IKI Mobile aposta em Angola
2017-02-22

A marca portuguesa de telemóveis IKI Mobile está a construir a primeira unidade fabril em Angola, num investimento de quatro milhões de euros.

Segundo o Jornal Económico, não estava nos projetos iniciais da empresa construir uma fábrica em Angola mas o sucesso de vendas, em 2016, no país superou todas as expectativas. Com isso a IKI Mobile decidiu avançar com a primeira unidade fabril em Luanda. “O mercado angolano tem sido muito importante e onde sempre tivemos uma grande proximidade, não só pela nossa participação histórica como nas relações económicas”, explica Tito Cardoso, diretor geral da IKI Mobile. "Depois de uma análise estratégica sobre o mercado angolano, a decisão sobre a construção da fábrica foi antecipada, sobretudo depois de verificarem que os produtos vendidos iam ao encontro das necessidades, gostos e possibilidades financeiras dos angolanos. Além disso, a entrada em Angola é também uma porta de entrada em outros países africanos, nomeadamente no Botswana, na Namíbia, na África do Sul e Moçambique, mercados que nos interessam”, salienta o diretor geral.

Tito Cardoso adianta ainda que está prevista uma produção mensal de 400 mil unidades numa primeira fase, que irão permitir criar entre 75 a 80 postos de trabalho. Smartphones, mobilphones e tablets serão os produtos fabricados no parque industrial da IKI Mobile, situado no bairro de Benfica, em Luanda, que terá uma área total de 1.600 metros quadrados e integra um showroom, uma área administrativa, refeitório e balneários, assistência técnica, controlo de acessos, unidade e produção, área de assemblagem, armazém de componentes, área de embalamento e ainda um armazém para o produto acabado. A obra já está em curso estando prevista a conclusão no primeiro trimestre deste ano.

Para 2017, Tito Cardoso está convicto que será um ano de crescimento. Angola será um barómetro para o mercado africano, tal como em Portugal está para a Europa. O objetivo é aumentar o número de vendas e alargar mercados.

Em dezembro último, a IKI Mobile lançou a nova gama de telemóveis composta por quatro modelos, o KF 1.8, o KF 2.4, o KF 4 Go e o KF5 Bless. Neste último, a empresa optou por substituir os componentes possíveis por materiais recicláveis, de origem nacional, desde os elementos que constituem o próprio equipamento à embalagem. Com um design 100% nacional, o KF 5 Bless Cork Edition é o primeiro smartphone de cortiça no mercado.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos